Presidente Gonzalo: Sobre a Tese do Presidente Mao “Delineiam-se Três Mundos”

Marechal Kota Zhu De
13 min readApr 4, 2024

--

Revolução Mundial — Estratégia e táticas

“Presidente Mao enfatiza novamente a importância da revolução mundial como uma unidade.”

“Peso das massas, nações oprimidas, decomposição do imperialismo, para onde tudo isso leva? Delineiam-se Três Mundos. Sim, a tese do Presidente Mao Tsé-Tung; não tem nada a ver com a teoria revisionista podre dos três mundos de Deng.”

Por quê? Marx já nos disse esse problema, que a revolução mundial deve ser concebida como uma unidade; mais ainda, ele insistiu que o comunismo é alcançado em conjunto, implicando que todos devemos realizar a revolução — com isso, não quero dizer que ele disse em uníssono. Acredito que existem muitas coisas sobre isso que podemos imaginar, mas são situações, aquelas relacionadas ao comunismo, que não somos capazes de especificar. Por quê? Devemos sempre ter em mente o que Engels disse, ele nos diz, quando falou em “Anti-Düring”, “podemos pensar muitas coisas sobre como o comunismo vai ser e dizer que algo vai ser ‘a’, algo vai ser ‘b’, algo vai ser ‘c’, mas tenha certeza de que quando o comunismo chegar, ele moldará suas realidades e não se importará com tudo o que pensamos”, foi assim que ele nos disse. Sobre isso, devemos refletir seriamente sobre o que Engels diz. Por quê? Porque [o comunismo] é um mundo sem classes e nós nos movemos em um mundo de classes, você entende o que isso implica? Nossa mente está organizada de acordo com as classes e pensa dentro do quadro da sociedade de classes, ela não se encaixa, não entendemos, não podemos apontar, não podemos especificar concretamente como será um mundo sem classes. Nossas grandes bandeiras nos indicaram sinais, elementos, situações, que são justos e corretos, mas coisas concretas, muito difíceis.

Lenin teve que agir em um momento em que a revolução só poderia ser feita em um país e apenas em um, a URSS. É uma grandeza nele ter estabelecido essa tese, ter lançado as bases para que o momento fosse cumprido, e é o mérito do [Camarada] Stalin por tê-lo materializado. Não há necessidade de sermos mesquinhos, camaradas, devemos reconhecer. Novamente, muito se fala sobre o Camarada Stalin, mas pouco se entende sobre o que ele realizou, vocês não conseguem ver?

Lenin não estava disposto a ir e comandar a revolução na Alemanha, sabendo que não havia uma liderança capaz de conduzi-la? Claro que ele sabia perfeitamente bem. Mas ele chegou a entender que a revolução só poderia ocorrer na URSS e que era apenas possível fazer isso. Mas ele nunca abandonou a revolução mundial, ao contrário, ele concebeu a revolução bolchevique soviética como parte da revolução mundial e que deveria servir à revolução mundial e ele a viu como um elo, portanto, para erguer as nações oprimidas e unificar os dois grandes movimentos, assim ele pensou.

Lenin diz que a revolução não vai ocorrer pura e simplesmente nos países avançados, isso é tolice. Ela deve ser combinada com a revolução nos países atrasados, porque é assim que o imperialismo vai afundar. Ele estabeleceu linhas, linhas concretas a longo prazo, magistralmente. Se alguém lê Lenin cuidadosamente, pode ver que ele volta seus olhos para os países atrasados, não porque ele não queria a revolução no coração do imperialismo, não, esse não é o problema, mas sim porque ele vê a realidade e a perspectiva do mundo.

O Presidente Mao, em outra circunstância onde a revolução já estava se desenvolvendo, passou, em nossa opinião — o que acreditamos — para o problema do equilíbrio e a questão da estratégia da revolução mundial entrou, a ofensiva estratégica da revolução mundial, isso é o que acreditamos.

O Presidente1 [NK.: Mao] já havia previsto todas essas coisas, portanto, acredito que ele pensava na revolução como uma unidade. Por isso, ele propõe a China como a base para servir à revolução mundial, daí seu grande esforço para treinar quadros para travar a guerra popular, principalmente em países atrasados. E ele reitera que “todos entramos no comunismo ou ninguém entra”, é uma citação do Presidente, ele mesmo a reafirma. Mas dentro da reafirmação, dentro dele já é uma realidade que está palpitando, é uma perspectiva concreta que é dada, que é aberta, é isso que o Presidente tem.

A Revolução é a principal tendência à medida que a decomposição do imperialismo se intensifica a cada dia.

Para isso, onde o Presidente Mao começa? “A revolução é a principal tendência, à medida que a decomposição do imperialismo se intensifica a cada dia, o papel das massas mais imensas ano após ano, que fazem e farão sentir sua força transformadora irreprimível e na grande verdade, reiterada por ele, que todos entramos no comunismo ou ninguém entra”; Por isso, ele se concentra novamente em ver a revolução mundial como uma unidade, mas eu insisto, já viável, como uma perspectiva concreta.

Em Marx, é como um princípio e em Lenin como uma necessidade para promovê-lo: para o Presidente, o problema é que esta situação já se abriu e dentro disso vamos desenvolvê-la.

A revolução, a principal tendência na história, sim. É a principal tendência no mundo, historicamente e politicamente. Isso é o que devemos enfatizar, que não é simplesmente a perspectiva histórica, mas que é política, é já a ordem do dia, ou seja, e é por isso que temos que lutar. Isso se combina com o período de 50 a 100 anos, se não, por que o Presidente nos pediu? Um cálculo magistral: de 50 a 100 anos, porque nesse período o imperialismo e a reação devem ser varridos da face da terra e isso então é a revolução mundial.

Guerra Atômica “Contra o Que se Opõe a Guerra Atômica? Se opõe com a Guerra Popular”

É “o período que começa a lutar contra o imperialismo ianque e o social-imperialismo soviético, tigres de papel que disputam a hegemonia mundial”, é claro, outra questão-chave do Presidente.

Está bem arranjado, o princípio militar está bem arranjado: revolução mundial, tendência, peso das massas, o período de 50 a 100 anos. Ele está especificando e é magistral. É lamentável que não seja visto dessa maneira. Hegemonia, claro, dois então, existem dois que podem desenvolver ou desencadear uma guerra mundial — imperialismo ianque ou social-imperialismo soviético — tigres de papel diz o Presidente! Eles não devem ser temidos, podem ser perfurados! Assim ele ensinou, uma citação do Presidente.

“Guerra atômica” Contra o que se opõe a guerra atômica?: “Primeiro deve ser condenada e depois preparada com antecedência para ser enfrentada com a guerra popular.” Tudo o que o Presidente propôs é equilibrado.

As Nações Oprimidas

Agora, o problema das nações oprimidas. Elas são ou não aquelas que abrigam as imensas massas da Terra? Dois terços ou setenta por cento, massas imensas mais ou menos em quantidade. No final do dia, acho que isso não é o problema porque algumas situações podem mudar, sim, porque a revolução não é direta, é em ziguezague, mas isso não nega que as nações oprimidas abrigam as imensas massas da Terra. Além disso, o crescimento das massas é imensamente maior do que o aumento dos opressores nas nações opressoras, nos países opressores, nos imperialismos, mesmo considerando que eles próprios oprimem seus próprios povos. Basta olhar para as taxas de crescimento, que representam 70% dos novos nascimentos na parte atrasada do mundo e que continuarão a aumentar cada vez mais. Para mim, em boa hora, é claro, porque o peso das massas na história começou a se expressar cada vez mais e isso é fundamental, se as massas fazem história e isso é uma verdade muito grande, então o peso das massas decidirá a revolução no mundo. E onde está esse peso, então? Nas nações oprimidas. Não creio que haja muito o que discutir aí, se essas são realidades materiais, fatos; vamos fechar os olhos? Isso seria tolice.

As Relações Econômicas e Políticas que se Desenvolvem pelo Processo de Decomposição do Imperialismo

“Assim como as relações econômicas e políticas que estão se desenvolvendo devido à decomposição do imperialismo.” Muito importante. Um dos problemas que tivemos é como definir este momento, este período em que estamos nos desenvolvendo. Onde encontramos a questão? No próprio Presidente — a decomposição do imperialismo está aumentando a cada dia — dentro de suas próprias posições, ele levanta isso. Quem pode negar a maior decomposição do imperialismo a cada dia, ele não está afundando mais e mais? Está se decompondo, está apodrecendo. Se alguns podem afirmar que produzem mais, que diabos isso importa, esse é o problema? Pelo contrário, se eles produzem mais, o que estão mostrando é que existem todos os meios para satisfazer as necessidades básicas.

Já na Segunda Guerra Mundial, o que foi dito no final dela? Seria suficiente trabalhar quatro horas e todas as necessidades fundamentais da humanidade poderiam ser satisfeitas. Bem, o salto que foi feito de 50 a 75 dobrou a produção de 900 a 50 e a produção de 900 a 50 equivale a toda a humanidade desde o seu início, você pode imaginar? Isso está nos mostrando que os tempos da expropriação dos exploradores estão se aproximando e eles vão ser destruídos, é por isso que estão se decompondo.

Alguns dizem que Lenin estava errado porque vemos que eles têm mais foguetes, mais armas, mas isso não é uma expressão de fraqueza em todo o mundo? Ao longo da história, sempre foi uma expressão de fraqueza. O que o marxismo diz é que o imperialismo diminui toda a capacidade dos meios de produção existentes, não diz que eles não produzem. Isso é o que Hoxha nunca entendeu em sua miserável vida. Eles confundiram e alguns repetem, não entendem o problema, acho que é isso. É a decomposição do imperialismo e sua crescente artilharia, um sinal de fraqueza e não de força. Revise qualquer história militar e isso será entendido, qualquer história militar prova isso.

Peso das massas, nações oprimidas, decomposição do imperialismo, para onde isso tudo leva? Delineiam-se Três Mundos. Sim, a tese do Presidente Mao Tsé-Tung; não tem nada a ver com a teoria revisionista e podre dos três mundos de Deng, que é outra coisa porque é uma frente para servir ao imperialismo, para se alinhar com as superpotências, ou querer ser uma potência por sua vez, que já está sonhando.

Por que (a China revisionista) quer se armar até os dentes, por que quer ser uma potência militar? Já se pode ver, o mesmo caminho! Não sendo capaz de desenvolver e fortalecer a força econômica porque estão restaurando o capitalismo cada vez mais, agora querem usar as massas imensas, de bilhões de homens, como bucha de canhão, querem usá-las ao potencializar o poder militar para se tornar uma potência e lutar pela dominação mundial, também tramando como outros como a Alemanha, como o Japão, que do choque das duas superpotências deve surgir outra potência ou outra superpotência dominante. Não era esse o nefasto sonho bastardo do Japão dos anos 1930, não é o sonho negro da Alemanha, não é o sonho negro de Deng?

E não é um problema de tática, que [Bob] Avakian até mesmo chega a dizer “Eu acho que é uma situação de uso de táticas”, isso me parece estúpido. É uma estratégia, é uma compreensão global de onde está o peso das massas na terra, é o problema das relações entre o imperialismo e as nações oprimidas, esse é o problema. É o problema que só pode ser entendido na situação internacional atual a partir das relações econômicas internacionais do imperialismo, essa é a tese de Lenin. Mas — quando ele levanta e diz, qual é a essência da minha posição? É que existem nações opressoras, ou ele diz: “povos oprimidos, povos oprimidos”, bem, alguns não gostam que seja povos, vão discutir com Lenin, ele colocou dessa forma, ele apresentou assim — mas então ele especifica ele mesmo e já permaneceu como imperialistas e nações oprimidas.

Também me parece que seria um erro dizer que Lenin estava errado. Por que, nós sabemos o que ele quis dizer? Eu acredito que muitas coisas, camaradas, em Marx, em Lenin, no Presidente, nós não entendemos, eu acredito. Devemos ser sinceros, cada vez que voltamos e pegamos um texto de qualquer um desses grandes, encontramos coisas novas, ou não é assim? Parece-me uma vaidade estúpida acreditar que já entendemos tudo. Eu me pergunto, entendemos tudo o que Lenin disse? Eu não acho. Tudo o que o Presidente disse? Parece-me que não é necessário ter uma arrogância bastarda, eles são arrogantes de cavalos alados, de pessoas que acreditam que o gênio vem do céu. Temos que entender muitas coisas, há muitas coisas para compreender.

O Presidente Mao lança as bases para o desenvolvimento da estratégia e das táticas da revolução mundial

Parece-nos que o Presidente está assim lançando as bases para desenvolver a estratégia e táticas da Revolução Mundial, e isso é evidentemente necessário. Mas aí temos um problema: sabemos tudo o que o Presidente disse, todos os seus escritos, ele poderia debater como conceber e fazer a revolução, poderia proclamá-lo, você acha que ele poderia? Como ele poderia propor? O que ele poderia propor são os critérios políticos de orientação, outros debates tiveram que ser reservados por um tempo, parece-me que isso é elementar de entender.

Quanto ao resto, há testemunhas? Acredito que existam e elas existem porque houve uma reunião do Presidente com japoneses onde ele lhes diz: “Há um primeiro mundo que é os Estados Unidos e a União Soviética, há um segundo mundo, o Japão, por exemplo, e há um terceiro onde está a China”. Esses homens existem, eles não morreram, eles são testemunhas do que o Presidente disse. Por que então vir dizer que não é uma tese do Presidente e que é uma tese errônea, eles foram capazes de demonstrar isso? O PCR ousou anos atrás lançar-se contra os três mundos e o que ele teve que fazer? Primeiro, lançar-se contra o Presidente Mao com base nos supostos critérios de Avakian — de Avakian. Ele teve que se lançar contra o quê? Contra a tese do Presidente de que em 46, entre a URSS e os Estados Unidos, há uma faixa intermediária, uma faixa intermediária na qual poderiam ocorrer países capitalistas, até mesmo países imperialistas, e nações oprimidas, ele teve que ir contra isso. Poderia ser negado que houve em 46, no final da guerra, com a hegemonia dos Estados Unidos, que havia uma faixa intermediária?

Isso é estúpido, não é ver a realidade, não é conhecer a história, você não pode julgar 46 por 88. E você não pode ver que isso aconteceu? Claro, aconteceu dessa forma, havia uma faixa. Se ele fala tanto que a guerra está se aproximando, a guerra mundial, precisamente por que é? Porque aquela faixa está coberta, já foi ocupada, e é o risco que eles têm que enfrentar.

Mas camaradas, por anos vocês têm usado o RIM [Movimento Internacionalista Revolucionário], devemos parar a guerra, bem, onde diabos está a guerra? A guerra mundial, onde está? Por que eles não propõem em vez disso desenvolver a revolução democrática, revolução socialista, definir o maoísmo, porque eles não propõem isso, por que não propõem se opor com a guerra popular e travar uma guerra popular mundial contra a guerra mundial sobre a qual tanto tagarelam, ou é que eles esperam que a guerra mundial leve à revolução? Não camaradas, a única coisa que a guerra mundial será capaz de fazer é agitar a revolução, mas o triunfo não vem da terceira guerra mundial, vem da Guerra Popular em que nos libertamos, que liberta os comunistas e povos da terra, de lá virá, em grandes períodos de décadas e ondas. Aqueles que não entendem isso não leram história, nem tiveram o prazer de passar pelo ensino médio.

Consideramos que tudo isso foi dito pelo Presidente Mao Zedong, claro que ele teve que ver isso, até para o terceiro mundo. O Sr. Snow em uma entrevista de 1970 perguntou ao Presidente: “O que o senhor acha do terceiro mundo, Presidente?” E ele respondeu daquela maneira que ele tinha, sorrindo, “aquilo que tanto preocupa seu presidente,” ele não disse mais, lá estava, claro que estava, não foi mais longe. Mas nas Nações Unidas, Qiao Guanhua relatou que o Presidente propôs “delineiam-se três mundos”, essas são as palavras literalmente, entre aspas, essas são as palavras do Presidente.

E existem citações, a citação de ’57 sobre Suez também demonstra que o Presidente estava levantando e que havia essa situação de que os Estados Unidos eram diferentes da França e da Inglaterra, que havia três interesses e duas contradições, isso era evidente: Egito, oprimido. Os Estados Unidos queriam controlar o Canal de Suez. A Inglaterra e a França queriam defender seus interesses lá. Isso é evidente: o poder dos Estados Unidos poderia ser comparado ao da França e da Inglaterra? Obviamente, a Inglaterra está na rabeira dos Estados Unidos, a França é aquela que depois, hoje, está se desenvolvendo como uma potência com sua própria arma atômica, mas em ’57 não era assim e era o problema de De Gaulle.

Bem, o Presidente então nos deu uma visão completa da revolução mundial, ele levantou questões-chave, marcos e levantou estratégia e táticas da revolução mundial que infelizmente não são conhecidas. Pode-se dizer, então como é afirmado, camaradas, é suficiente compreender tais e tais elementos para se ver que ele fala da revolução como uma unidade, por que ele fala de comunismo, por que ele fala de 50 a 100 anos, por que é proposto um novo período? Por que surge que a guerra deve ser combatida com a guerra popular, por que falamos sobre isso, por que o peso do terceiro mundo, das ‘nações oprimidas’, é proposto, por que se propõe “três mundos estão delineados”? (aqui está a síntese maoísta sobre RW, nossa observação). Acho que não se pode ser tão tolo a ponto de simplesmente dizer: copo, cinzeiro, óculos e acabou, é preciso dizer objetos, admitindo; então você tem que generalizar, pensar o que são então, para onde isso leva, instrumentos para o uso de um ser humano, você tem que tirar a conclusão; e por que eles não querem tirá-los? Porque colide e eles querem propor uma estratégia totalmente fora do quadro do marxismo-leninismo, principalmente o maoísmo, é isso.

Preparado para a internet com base na intervenção do Presidente Gonzalo no Primeiro Congresso do PCP pelo Movimento Popular do Peru (MPP) para servir à reorganização do PCP no Peru e no exterior.

Traduzido por Kota

NOTAS:

1 — Presidente: toda vez que o Presidente Gonzalo menciona “Presidente” está se referindo ao Presidente Mao Zedong. — NK

Texto original: https://tribuneofthepeoplenews.wordpress.com/2020/09/11/chairman-gonzalo-on-chairman-maos-thesis-three-worlds-delineated/

--

--