Como ajudar seu bebê a dormir melhor hoje (mais tempo para você!)

Você faz de tudo para que o bebê durma melhor e adivinha? O bebê dorme pior. E depois pior, pior e piora um pouco mais.

Bebê irritado no final da tarde, lutando para não dormir, chorando inconsolável no meio da noite. Já viveu isso antes? Se você está pensando que acabou de ter um déjà-vu, veja as 3 dicas para ajudar seu bebê a dormir melhor hoje!

Acredite, o seu bebê quer dormir!

Quando vai chegando às 18h — 19h e seu bebê começa a bocejar, esfregar os olhinhos e você pensa: “Nããão! Muito cedo!” E logo você toma a decisão: segurar o bebê mais tempo, distraindo com brinquedos, segurando no colo, passeando pela casa, tudo na tentativa dele ficar bem cansado e dormir melhor.

A verdade é que nesse horário, (19h-20h mais ou menos) a glândula pineal localizada no cérebro no bebê, começa a produzir melatonina, um “santo” hormônio responsável por regular nosso relógio biológico. Ao mesmo tempo decresce a produção de adrenalina, hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração e eleva a tensão arterial. Esse momento, minha amiga, é o momento perfeito para ajudar seu bebê a entrar no clima e relaxar para dormir.

Por que deixar o bebê exausto não funciona?

Sabe aqueles dias que você está tão cansada fisicamente ou mentalmente que não vê a hora de cair na cama e dormir, mas na verdade demora muito mais para pegar no sono? A mesma coisa acontece com os bebês. Ao invés de deixar o bebê exausto para dormir melhor, ele fica irritado e vai demorar mais tempo para pegar no sono.

3 passos para um bebê mais feliz e descansado

A melhor maneira de evitar esse desgaste é manter seu bebê bem descansado. Parece óbvio!? Vou explicar melhor:

  1. Tá na dúvida? Coloque o bebê na cama mais cedo. Sério meninas, não existe “muito cedo” para os bebês. É muito melhor deixar o bebê ir para o berço relaxado e pronto para um sono restaurador do que esperar até que eles estejam super cansados e lutando contra o sono. Você vai me agradecer depois!
  2. Crie um ritual de relaxamento simples e repita todos os dias. Mesmo os adultos precisam de um tempo de transição entre um ambiente estimulante e a hora de ir para a cama. Aproximadamente 30 minutos antes, crie uma atmosfera propícia para ele dormir (os rituais de sono ajudam muito!).
  3. Estabeleça o mesmo momento todos os dias para as sonecas e horário de dormir à noite. Os bebês que têm rotinas para tirar as sonecas, se acostumam e caem no sono mais rapidamente. Eles sabem o que vem a seguir e isso traz segurança. Você não gosta de rotina? Não tem problema… mas seu bebê ama!

Agora é sua vez, me conte nos comentários como foi e bons sonhos!

Mari Pissini

O sono do seu bebê pode parecer um mistério, mas eu te garanto: seu bebê foi criado para dormir bem, e você também! Com um pouco de ajuda, muito carinho e amor você pode ensinar seu bebê bons hábitos de sono. Pode repetir em voz alta: Meu bebê vai dormir! :)

Like what you read? Give Mari Pissini a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.