Eu fui confiante e mais uma vez recebi um banho de aprendizado!
… E lá vai ela… participar de mais um Startup Weekend!!! Eu pensei comigo: "Puxa, agora eu estou mais preparada, já tive a oportunidade de participar de outros, já conheço os conceitos e com certeza será moleza"."Como eu me enganei!" A seguir, eu conto um pouco mais sobre isso.
No último final de semana, dias 20, 21 e 22/04, eu participei do Startup Weekend SP, que aconteceu na sede do InovaBra Habitat. Experimentei mais uma vez a famosa jornada de 54 horas em que pessoas de diferentes áreas ficam imersas com o objetivo de criar uma Startup UP — incluindo ter uma ideia, formar um time, validar e revalidar… validar novamente…, criar um MVP (Produto Mínimo Viável), montar uma apresentação e ao final fazer um Pitch para uma bancada de Jurados.
Como eu comprei a ideia desta vez?
Um Japa, figura e super simpático conhecido como "Tex" (Marcio Teschima) fez um Pitch sobre criar um APP de Rastreamento de Pet's de Estimação e gerar uma Certidão de Nascimento do Pet que seria validada em Blockchain. Ah… Não pensei duas vezes… Eu, mãe de uma shitzu, mega fofinha chamada Pipoca e apaixonada por Tech, comprei a ideia rapidamente e embarquei no Time do Meu Filho PET
A Jornada Zero to Hero — Banho de Aprendizado
A partir da escolha do Time inicia-se a intensa jornada de aprendizado!
Quando você escolhe uma ideia, automaticamente você entra para um Time composto de pessoas que também compraram a mesma ideia e que nunca trabalharam juntas. Até aí tudo certo… Mais ou menos….
Até chegar o momento do processo de validação, onde precisamos olhar para o problema e não para a solução. E vocês nem imaginam como esse processo é penoso, pois naturalmente focamos em todas as variáveis da solução e não conseguimos olhar para o (s) problema(s) e se de fato temos um problema.
O mais incrível do processo de validação é como somos hábeis e criativos em discursar sobre a solução até aparecer um simpático Mentor questionando: "Legal, e qual problema vocês vão resolver e como vocês chegaram a conclusão que essa solução atenderá o mercado?. " Nesse momento, eu adoraria que tivesse alguém filmando a face de cada integrante do Time, para que após o término do evento, todos pudessem assistir como são as nossas reações. E não para por ai, pois eu tento responder a questão e começo a sentir que não estou confiante com o meu discurso, vou diminuindo o tom de voz, curvando a cabeça e por fim, fico calada refletindo sobre o que eu vou fazer e começo a ruminar sozinha: "E agora? Será que ainda dá tempo? Como eu não pensei nisso antes? Puxa vida, eu já deveria saber? Vou desistir e pegar as minhas coisas e ir embora pois estou decepcionada comigo.
Eu confesso que senti um bloqueio mental tão grande e percebi que mesmo após anos de experiência profissional e lidando com grandes projetos e pressão, eu realmente não sabia o que fazer!
Depois de alguns valiosos conselhos dos queridos Mentores, conseguimos finalmente chegar ao problema que ainda seria validado através de entrevistas pessoais, através de formulários de pesquisas etc. E começa tudo de novo…. Um ciclo de validação interminável
Lições Aprendidas
“Time é mais importante do que a idéia em si !”
“Ame o Problema e não a Solução!”
“Problema <> Solução”
“Quem disse que a sua visão do problema é igual a das outras pessoas?”
"Escute com os dois ouvidos as dicas dos Mentores."
“Pratique com dedicação o DESAPEGO! Afinal de contas a sua ideia pode falhar!
Agora, 3 dias após o SWSP eu consigo perceber o quanto sou exigente comigo mesma e o quanto eu me cobro por saber de tudo e ter respostas, quando na verdade sempre estamos aprendendo e trocando experiências com os outros. Não temos respostas para tudo e é importante sermos humildes e corajosos para admitir isso, pois a vaidade e ego quando colocados em primeiro lugar, podem comprometer uma ideia brilhante.
Bom, agora dedico parte do meu relato ao Time que está por trás do Evento de Startup Weekend:
VOLUNTARIADO — VOCÊ SABIA?
Muitas pessoas nem imaginam quanto trabalho dá para preparar um evento como o SW. Vocês sabiam que todas as pessoas envolvidas são Voluntárias? Isso mesmo, o trabalho é feito de forma VOLUNTÁRIA, com muito profissionalismo e muito CARINHO! Os responsáveis pela organização dedicam parte do seu tempo para PROPORCIONAR um evento INESQUECÍVEL para Nós!
Os Facilitadores são super Motivados e Animados! Eles conseguem manter a Galera pilhada até quando já não temos mais energia para mais nada…
O Time de Organizadores é composto por Feras e pessoas super preocupadas com o Bem-Estar de todos! Sempre muito atenciosos e carinhosos conosco. Até quando, tentamos seduzi-los para fazer parte do nosso processo de validação, são super gentis!
E quanto aos nossos Anjos da Guarda? Os MENTORES!!!
Os Mentores, fundadores de StartUp’s que compartilham suas experiências e torcem muito pelos Times participantes, não medem esforços para nos motivar os participantes a atingir os objetivos. Todos os Mentores são incríveis, mas 3 fizeram total diferença em nosso Time, pelo menos em meu ponto de vista: Luisa Cusnir(N2B), Allan Panossian Kajimoto (Kekanto e Delivery Direto) e a Agnes Cristina (Catmypet).
E tem também os famosos Jurados, o quais tenho um temor enorme e ao mesmo uma grande admiração, pois as perguntas deles são matadoras e podem derrubar uma ideia, mesmo após uma longa jornada de validações.
Acho que já escrevi muito e por aqui vou finalizando….
As pessoas me perguntam se eu recomendo elas participarem de um Evento de Startup Weekend, e a minha resposta sempre é a mesma: SIMMMM e se possível de vários! A experiência nunca será a mesma e aproveito para compartilhar um valioso conselho: “Vá de peito aberto, pois você participará de uma jornada de transformação pessoal e profissional! Definitivamente você sairá outra pessoa!!!”
Eu finalizo com um agradecimento especial a comunidade #zeroonze, Michel Porcino por ter me motivado a compartilhar minha experiência, Flavia Amorim e Maria pelos abraços carinhosos e aos membros do Meu Animal PET.
Time do Meu Animal PET: Mari, Tex, Alph, Cadu, Jhony, Diogenes e Wagner.#gratidao