Pátio de São Pedro, Recife. 08 de junho de 2017

O babalorixá mais antigo de Pernambuco. Foto: Kalynne Moreira

Passei a manhã em uma reunião sobre Erosão Costeira em Pernambuco. Segui para sala da comunicação para descarregar fotos e vídeos da palestra, em seguida arrumei as coisas e segui para faculdade. Mais uma dia daqueles corrido. Encontrei as meninas, Karol Rayane e Kalynne Moreira, na sala de fotografia da faculdade, pegamos a câmera e seguimos para o Pátio de São Pedro, para ajudar Kalynne nas fotografias do blog (projeto organizado por nossa professora de Fotojornalismo).

Moreira já tinha ido dia 27 de maio na casa de mãe Iracema para tirar fotos do candomblé. Só que a professora solicitou que fossem tiradas mais fotos, pois as que foram tiradas estavam borradas. Ao saber que teria que fotografar novamente, Kalynne pediu para que fôssemos com ela, tanto eu como Karol. Então, na quinta-feira, dia 08 de junho, chegamos a Casa do Maracatu, no Pátio de São Pedro. Seu Biu, responsável pela casa, tem 87 anos de pura vitalidade, estava sentado numa mesa branca com seu chapéu sobre o rosto, cochilando. Nossa chegada foi bem animada, com jeito receptivo nos abriu às portas de sua casa e das histórias que guardar em sua memória.

O pátio de São Pedro recebe diariamente muitas pessoas, turista e moradores do Recife e Região Metropolitana. Foto: Kalynne Moreira

Com um sorriso lindo nos deu boa vindas. Subimos as escadas, conhecemos Everson (não perguntei o sobrenome), uma das pessoas que ajuda na administração da casa. Logo em seguida, sentamos e ele começou a narrar muitas histórias, fomos descobrindo um mundo com a forma que ele contava as memórias da vida com suas palavras e experiência com a religião.

Seu Biu entrou para o candomblé com 4 anos e 4 meses, ficou no lugar da avó. Passamos cerca de 30 minutos conversando sobre o candomblé, em seguida fomos tirar as fotos, ele simpaticíssimo tirou fotos e fez posse. Nunca gostei de tirar selfies com outras pessoas, nem com meus artistas favoritos, mas decidir tirar uma foto com aquela figura, radiante e cheia de vida.

Seu Biu trouxe leveza e felicidade para o peito e alma.

Nossa selfie com está figura incrível.