Paixão antiga por Machado de Assis

Caro, Machado de Assis. Sou uma fiel leitora dos seus livros, você tem uma capacidade de deixar o mistério no ar, isso me deixa intrigada e detesto o simples fato da dúvida existente nos livros. Quero declarar minha paixão, meu respeito e admiração por sua obra. Se não for muito gostaria de saber:

  1. Capitu realmente traiu bentinho? Ou foi apenas coisa da mente ardilosa do bentinho?
  2. Estácio casou-se com Eugênia? Mesmo sabendo que seu grande amor acabará de morrer? E porque Helena morreu? Ela não deveria morrer Machado.

Comprarei outra de sua obra, Memórias Póstumas de Brás Cubas. Digamos que terminará com muitos dos seus livros, ou a tristeza se abatera novamente sobre mim. Doeu ver Helena partir. Por alguns instantes, pensei ser a Helena inebriada em toda sua dor. Imagino sua mente infantil tomada por uma mentira familiar, seu pai coitado sofreu muito. Fica a dúvida. Como terá reagido o pai de Helena ao saber de sua morte? Será que ele sofreu o bastante por ter a deixado ou morreu com sua angústia. Sabe se lá o que realmente houve. Apenas Machado de Assis poderia ter nos revelado ou nem ele próprio sabia a verdade.

Texto de 2013 ou 2014