Letter of Intent: Programa de Trainee J&J 2019

Poços de Caldas, 24 de outubro de 2018.

Prezado(a) Senhor(a),

Meu nome é Maria Elisa Diniz Bucci, tenho 26 anos, sou graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e estou no último semestre do curso de Engenharia Ambiental, ambos os cursos realizados na UNIFAL-MG (Universidade Federal de Alfenas) em Poços de Caldas/MG. Me considero atuante em causas sociais, educacionais e ambientais, inclusive, já fui representante discente do meu curso atual e desenvolvo, há aproximadamente oito anos, um trabalho voluntário individual na proteção de animais em situação de rua.

Eu poderia dizer que a minha maior conquista seria ter saído de uma cidadezinha do interior de Minas Gerais para ganhar o mundo e evoluir academicamente falando, porém, acredito que as maiores conquistas da vida de alguém sejam mais abstratas do que concretas. São aquelas que não podem ser compradas, mas que podem ser recebidas na forma de olhares e gestos. Assim sendo, posso dizer que as minhas maiores conquistas são resumidas em olhares repletos de gratidão vindos de todos os animais que eu auxiliei ao longo desses anos, pois eles me ensinaram a amar verdadeiramente o meu próximo e a valorizar gestos singelos de carinho.

Apesar de discordar da opinião de muitos que consideram a minha ida ao exterior como sendo minha maior conquista, reconheço que essa vivência propiciou uma mudança crucial na minha vida. Fui para a Alemanha pelo programa Ciência sem Fronteiras e lá tive a oportunidade de crescer, evoluir, tornar-me mais forte e independente, conhecer uma nova cultura e, até mesmo, mudar algumas crenças e valores. Foi uma experiência muito enriquecedora, pois saí do Brasil falando o básico do idioma alemão e voltei tendo atingido um nível avançado de fluência e aprovação em algumas disciplinas universitárias voltadas para saúde e segurança no trabalho, engenharia civil e ambiental.

Devido cada conquista e cada mudança na minha vida, meus amigos e familiares me enxergam como uma pessoa empática, determinada, focada e independente. Consideram-me extremamente responsável com tudo que me proponho a fazer e exigente demais comigo mesma. Apesar de todas essas minhas características positivas, alguns deles me consideram sistemática e com uma personalidade bastante marcante, visto que eu tenho um grande senso de justiça e acabo expondo meus ideais com muito afinco.

Meus ideais são embasados em muita leitura. Gosto de ler sobre diversas informações e, diariamente, acesso websites jornalísticos confiáveis para formar minha opinião sobre assuntos distintos. Atualmente, tenho tentado me manter informada sobre as desenvolturas do cenário político brasileiro e as possíveis consequências dos resultados eleitorais na nossa sociedade. Como estudante, autora de alguns artigos científicos, simpatizante da causa animal, social e ambiental, costumo ler trabalhos e notícias voltadas para esse meio. Além disso, tento tirar meu tempo livre para praticar exercícios físicos e relaxar ouvindo música ou assistindo séries e filmes online.

Acredito que devemos ser a mudança que queremos para o mundo, assim sendo, escolhi o Programa de Trainee da Johnson & Johnson porque gostaria de fazer parte de uma empresa que tenha como valores essenciais a responsabilidade social e o comprometimento pela qualidade dos seus produtos e o impacto deles na vida de seus clientes. É nítida a presença dos produtos Johnson & Johnson nas várias fases da vida de uma pessoa — inclusive na minha — e seria muito gratificante ter a oportunidade de fazer parte disso. Como pode ser observado, sou uma pessoa engajada com causas sociais e ambientais, preocupada em fazer a diferença e em realizar tudo com o maior comprometimento e responsabilidade possível. Dessa forma, ficaria extremamente feliz em fazer parte de uma empresa que seja preocupada com seus funcionários e acionistas, que me forneça suporte na busca de novas ideias e que, principalmente, me dê espaço para continuar sendo engajada em impactar diretamente a vida das pessoas e proporcionar a melhoria do meio ambiente.

Devido a minha seriedade e comprometimento, tenho em mente duas metas a serem alcançadas: a busca incessante pela especialização e ampliação do meu conhecimento e a possibilidade de construir um plano de carreira fazendo o quê eu mais gosto. Espero sair da minha zona de conforto e ter a oportunidade de adquirir conhecimento sobre várias áreas distintas, podendo evoluir e aprender constantemente com as vivências do dia-a-dia de trabalho. Devido às dimensões da Johnson & Johnson, sei que conseguiria, além de adquirir conhecimento e de ter a oportunidade de criar um plano de carreira, fazer parte e impactar positivamente a vida dos consumidores e o crescimento da empresa.

Meu propósito de vida sempre foi fazer a diferença na vida em sociedade e conseguir atingir meus sonhos e objetivos, desse modo, gostaria de ser lembrada como um exemplo a ser seguido. Exemplo de conscientização, empatia, solidariedade, responsabilidade, honestidade, comprometimento, força e sabedoria. Acredito que minha maior missão seja deixar um legado de bondade, buscando a construção de uma sociedade mais justa e de um mundo melhor para todos que o habitam.

Por fim, espero poder fazer parte do time de profissionais da Johnson & Johnson em breve.

Com os meus melhores cumprimentos,

Maria Elisa Diniz Bucci.