Relações Públicas e Marketing

O profissional de Relações Públicas e a atividade de Marketing

Maria Fernanda Fochesato

O Marketing digital está inserido nos meios sociais, principalmente nas grandes redes sociais

Relações Públicas é a arte e a ciência de compreender, influenciar e principalmente cultivar relacionamentos entre uma organização e seus públicos. Compartilha todo o tipo de comunicação, como as informações corporativas e diretas com o público usando o mínimo de ruído possível. A profissão de Relações Públicas exige do profissional um vasto conhecimento em diferentes técnicas, e atividades, uma delas é o marketing.

Podemos definir Marketing como uma estratégia empresarial de otimização de lucros por meio do ajustamento da produção e oferta de mercadorias ou serviços. Nesse contexto, o principal objetivo das atividades de Relações Públicas é tentar criar um entusiasmo nos diversos públicos com quem a organização se relaciona e interferir de forma positiva em favor de um produto ou serviço de uma organização. E se o relações-públicas souber administrar essa atividade com profissionalismo, encontrará uma excelente oportunidade de se manter em contato com jornalistas, formadores de opinião e outros veículos de mídia.

Muitas empresas acreditam que os métodos convencionas de comunicação e marketing já não geram mais bons resultados, mas isso não passa de um pensamento equivocado. O marketing digital está em constante crescimento nos últimos anos considerando que, atualmente, todos com acesso à internet são criadores de conteúdo. Sendo assim, as empresas começaram a utilizar redes sociais como novas ferramentas de marketing de conteúdo com o objetivo de tornar a marca mais visível para as pessoas. E essa é uma das razões para unir relações públicas ao marketing, embora trabalhem com práticas diferentes, existe uma relação muito importante entre as duas áreas.

Unindo RP e Marketing aumenta-se a credibilidade da empresa, promove a diferenciação e o reconhecimento da marca e além disso, mantém o foco no seu público.

Fonte:

Projeto Laboratorial da disciplina Produção Gráfica do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Santos, apenas para fins de aprendizagem.

A single golf clap? Or a long standing ovation?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.