Dicas de como desenvolver a Autoconfiança

As pessoas acham que é assim, por um milagre você se torna mais autoconfiante. Ou então, que é impossível isso acontecer. “Eu sou inseguro, e pronto!” .

Não existe fórmula, mas sim, é possível.

Já reparou que passamos grande parte do tempo nos questionando e nos cobrando de quem queremos ser? Sempre refletimos o que esperamos de nós mesmos e o que poderíamos ter feito melhor. Mas, esquecemos de um importante detalhe, não reconhecemos quem deixamos de ser e o esforço que fizemos para ser quem somos hoje.

Deixamos de lado todas as nossas conquistas, ainda que sejam pequenas: a conscientização de dificuldades; a paciência em fazer e receber críticas; o esforço de autocuidado; permitir que o outro seja reconhecido e também permitir ser reconhecido, permitir ser amado e aprender amar ao próximo. Entre muitas outras pequenas coisas que deixamos passar batido. Isso no geral, no âmbito familiar, profissional, pessoal, etc.

Agora venho com dicas práticas de como desenvolver a autoconfiança:

1- Combata todos os pensamentos de derrota que você tiver colocando alternativas para todas as perguntas que você se faz e que acabam te colocando para baixo.

Por exemplo: Se você pensa “Eu não vou conseguir”, ao perceber esse pensamento já construa duas alternativas “Eu posso conseguir” e “O que preciso fazer para conseguir?”.

Esses pensamentos alternativos quebram com o peso das cobranças iniciais e reduzem a possibilidade de você se colocar para baixo.

2-Procure ter uma postura aberta, peito para frente, olhar para frente, braços abertos, como a mulher na foto. Uma pequisa em Harvard relatou que gestos expansivos contribuem para aumentar o nível de serotonina do cérebro, ou seja, aumentar consequentemente, a autoconfiança. E o contrário, também acontece. Portanto, busque se observar mais, evite se curvar, cruzar os braços, etc, tudo o que vai realmente contra um gesto largo e expansivo.

3- Saiba seus Talentos. Reconhecer o que fazemos bem nos ajuda a nos potencializar ainda mais.

4- Linha de conquistas, coloque no papel todas as conquistas que teve até hoje. Aqui, não estou falando apenas de conquistas profissionais, e sim, de tudo na vida, até mesmo de comportamentos.

5- Se olhe no espelho e se admire mais, procure achar algum detalhe que você gosta em você. E se tiver algo que você possa fazer para se gostar ainda mais, vá atras. Para as mulheres, a maquiagem; para os homens, um corte de cabelo estiloso, fazer exercício físico, etc.

Claro que não coloquei todas as dicas para desenvolver a autoconfiança aqui. Mas, queria saber, quais das dicas você gostou mais? 1, 2, 3, 4, ou 5?

Gostou? Curte aqui. Compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso a essas dicas.

Acesse:

Site: www.mariafernanda.com.br

YouTube: https://goo.gl/hEDXh5

Facebook: fb.me/mariafernandapsicoach

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store