Guia: orégano
Tem trocentos livros e links falando sobre determinadas plantas, como plantar, como cuidar etc e tal, mas eu resolvi juntar aqui as informações que eu acho úteis pro meu caso (horta em vasos em clima frio) e que sempre acho picadas por aí. Fica sendo então meu próprio guia de plantas.
É uma boa chance também pra eu aproveitar pra estudar planta por planta mais a fundo, e ainda tentar colocá-las sob a ótica da Permacultura, o que significa em alguns termos práticos: cultivo orgânico, salvar sementes, aproveitamento integral da planta e de recursos, buscar associações benéficas com outras plantas e promover insetos benéficos.
Orégano

História: o orégano foi originalmente cultivado na Grécia, onde acreditavam que foi criado pela deusa Afrodite pra trazer alegria para seu jardim. Depois os romanos passaram a adotá-lo também, por ser tão gostoso e fácil de cultivar, e espalharam orégano pela Europa e norte da África, até chegar na China. Na Idade Média, o uso era principalmente medicinal, mas chegou uma hora que era usado pra tudo: pra dar boa sorte, boa saúde, em feitiços pra felicidade e pra estimular sonhos psicodélicos. Diz que o orégano só passou a ser usado pra valer nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra mundial. No Brasil, é cultivado principalmente no Sul e Sudeste.
Características: é uma erva perene (cresce como planta selvagem nas montanhas no sul da Europa), mas por aqui nas terras frias do norte é considerada uma anual semi-resistente. Tem mais de 50 variedades, mas a que a gente normalmente planta e usa na cozinha é Origanum vulgare. Pode atingir de 25 a 80cm de altura (!!). O gosto varia de acordo com as condições em que é cultivado (quanto mais quentinho e mais luz, mais intenso e aromático o seu sabor). Resiste relativamente bem à seca, mas se desenvolve melhor se estiver na terra levemente úmida. Tem origem mediterrânea, então gosta de um clima ameno pra quente, crescendo numa faixa de temperatura entre 5°C a 32°C — mas o ideal mesmo é entre 21°C e 25°C. Os galhinhos ficam lenhosos e as raízes bem emaranhadas.
Usos e Benefícios: o orégano tem alta atividade antioxidante, e seu óleo tem efeitos estimulantes e bactericidas, além de ser anti-infeccioso, fungicida, antiviral e anti-séptico.
- Na cozinha vai bem com tomilho, manjericão e molhos de tomate (pizza!). E ainda em batatas e legumes assados, ou qualquer prato que vá no forno.
- Como uso medicinal dizem que um banho com infusão de orégano e alecrim ajuda a relaxar e acalmar músculos cansados (coloque num saquinho tipo um chá e depois na banheira). E muita gente toma óleo de orégano ao invés de antibióticos ao menor sinal de gripe e resfriados, pois combate sinusite. Além disso, tomar um chá de orégano depois de visitar lugares muito movimentados, tipo aeroporto ou hospital, ajuda a matar as bactérias tudo e deixa você bem saudável. Como uso dermatológico, o oléo combate micoses, frieiras e verrugas. (gente!)
- Na horta, as flores do orégano e o cheiro forte das folhas atraem um monte de insetos benéficos que combatem pragas bem chatinhas, por isso é ótimo pra ter em volta da horta toda, principalmente próximo aos vegetais da família dos repolhos (brócoli, couves…). E veados detestam orégano, então é uma ótima erva pra ter aqui se você não quiser que esses animais comam seu jardim (ok, nenhum veado vai vir até a minha varanda, mas adorei essa dica 😬).
Como plantar: na primavera, em sementeiras dentro de casa (vai mais rápido no quentinho). Cobrir as sementes com bem pouquinha terra ou nada, pois a semente do orégano é minúscula e se beneficia de um pouquinho de luz pra germinar. Mantenha a terra úmida. Quando a plantinha bebê tiver 5cm de altura ou 4 pares de folhinhas definitivas, elimine as plantinhas mais fracas e deixe só uma (corte delicadamente com uma tesoura rente ao solo, jamais arranque pois pode perturbar a raiz da planta que se quer manter). Aí também já pode transferir ela para o vaso final, que deve ser de 20cm por planta. Quando o risco de geada já tiver passado, pode colocar a planta na varanda, mas antes é preciso aclimatar (coloque pra fora algumas horas por dia por uma semana) pra ela não sofrer um choque climático.
Como cuidar: manter em sol pleno (de novo: quanto mais luz, mais aromático fica); solo bem drenado e leve (a proporção ideal seria: 1/3 solo argiloso, 1/3 areia e 1/3 de matéria orgânica); e protegido de correntes de vento. Quer solo úmido, mas espere o topo da terra secar antes de regar de novo. Remova as flores conforme aparecerem, pra evitar que ele forme sementes e pare de produzir folhas. Podar alguns galhinhos bem rente ao solo encoraja a planta a crescer ainda mais galhinhos, e portanto ficar com uma aparência de arbusto (o que é muito útil quando cultivando em vasos). Cobrir o solo com mulching é ótima ideia, só cuidado pra não abafar a planta.
Adubo: cresce mesmo em solos pobres, mas o ideal é aplicar fertilizante 1 ou 2 vezes, durante primavera-verão. Adubo demais prejudica o sabor das folhas. O melhor adubo é o humus de minhoca, mas adubo verde também é ótimo para o orégano.
Como salvar sementes: espere florescer e depois a flor secar bem. Quando isso acontecer, basta sacudir levemente a flor de cabeça pra baixo na sua mão, que as sementes vão cair. A semente é bem miudinha, então é melhor dar batidas bem leves na flor, se não vão cair outras partes da flor na sua mão e vai ser bem difícil achar as sementes. Esse video aqui demonstra direitinho (veja a partir de 2:20):
Inverno: por causa do frio, por aqui ela é classificada como anual semi-resistente, o que significa que dificilmente sobreviverá ao inverno se ficar exposta ao tempo. Porém, se mantida em boas condições e clima adequado (estufa ou dentro de casa, por exemplo) uma planta pode produzir bem por até 4 ou 5 anos. Ela vai secar e produzir pouco ou nada durante o inverno, mas vale a pena manter e cuidar dela mesmo assim, porque na primavera quando a planta re-brotar, já vai estar na frente e começará a produzir mais rápido (comparado a se cultivar ela por semente).
Como colher: a planta pode durar algumas estações, mas os raminhos com certeza são anuais, e se não forem colhidos vão secar no inverno. Pode os galhinhos num dia seco, assim que notar o surgimento das primeiras flores (provavelmente será no fim do verão). No primeiro ano a produção é menor, e a partir do segundo será com certeza muito maior, até 5 vezes mais. Corra os dedos entre o galho pra remover as folhas. O sabor da erva é mais forte quando é seca, e pra secar deixe as folhas num potinho em um lugar escuro, seco e mais ou menos quentinho por uns dias (dentro do armário da cozinha é perfeito). Esfarele as folhas secas entre as palmas da mão e depois transfira tudo pra um pote com tampa hermética e use dentro de 6 meses (anote a data da colheita).
Como propagar: pode ser propagado por estaquía, e a melhor época pra isso é no verão. É o melhor método porque é mais rápido do que as sementes, e as novas plantas serão idênticas à planta mãe. Corte um ramo de 15cm e remova quase todas as folhas, deixando só 3 ou 4 parzinhos no topo. Mergulhe-o num copo com água por uns dias até que cresça raízes, e então o transfira para seu novo vaso definitivo. Ou então já coloque o raminho dentro de um pote com terra e mantenha úmido. Outra forma de propagar orégano é por divisão de raízes, o que é geralmente feito no outono. A desvantagem é que nesse caso a planta já será mais velha, e o gosto das folhas nas mais jovens é melhor.
Pragas comuns: As doenças mais comuns são causadas por fungos, devido à excesso de umidade no solo e carência de nutrientes. Se as folhas mais antigas do centro da planta começarem a apodrecer, significa que ele está infectado com um fungo na raiz. Não tem o que fazer, o melhor é descartar a planta. Podar os galhinhos conforme vão crescendo ajuda a ventilar a planta (e não é desperdício, pois a poda é comida!). Felizmente, orégano não tem muitas pragas, mas pulgões e ácaros podem aparecer eventualmente. Nesses casos, o tratamento é feito com spray contendo sabão, óleo de neem e água. Espirre na planta toda, inclusive do lado de baixo das folhas, a cada 2-3 dias, até os sintomas desaparecerem (lembre de lavar as folhas antes de consumir, caso tenha aplicado esse spray).
Associações benéficas: olha que maravilha, orégano vai bem com tudo!🎉Não tem nenhuma planta que não goste da sua companhia. O que tem são algumas plantas que se beneficiam ainda mais da presença do orégano, por sua capacidade de atrair insetos benéficos que são predadores de muitas pragas. É o caso do repolho, brócolis, couve-flor e pepino.
Meu primeiro orégano:
No começo de abril deste ano plantei orégano pela primeira vez na vida, a partir de sementes. No começo demorou um montão pra eles passarem de 3cm (ou foi minha ansiedade?), então acabei transplantando um monte de brotinhos para o mesmo vaso, pra ficar mais cheio. Parecia um desperdício botar um cotoquinho no meio de um vaso só pra ele. Mas bem, quando o verão chegou de vez, os cotoquinhos cresceram, e viraram isso aqui abaixo. No meinho tá um emaranhado só e parece um pouco abafado, mas até que ele tá bem bonitinho e deu até um montão de flores já!


Hoje podei ele e o resultado foi um pratinho de folhinhas! Primeiro cortei com a tesoura só os galhinhos, depois passando os dedos em um por um retirei as folhas:


Eu fiz o esquema pra pegar as sementes, e consegui pegar 8. Mas elas estão pequenas demais, talvez ainda não estavam prontas? Coloquei do lado direito umas sementes de orégano que comprei de pacote, pra comparar.

E por fim, selecionei 5 raminhos que estavam com o caule mais verdinho e bem bonitos, retirei as folhas, deixando só uns parzinhos no topo, e plantei direto na terra. Como já não é mais verão e pode ser um pouco tarde pra fazer propagação agora, vou manter os bebês dentro de casa, no beiral da janela, que é quentinho e pega bastante sol.


Meu calendário de cultivo de orégano em Helsinki:
- Abril: semear dentro de casa
- Maio: transplantar para o vaso quando estiver com 5cm de altura.
- Junho: transferir pra varanda quando o risco de geada já tiver passado (aclimatando antes).
- Agosto/Setembro: colheita.
- Outubro: podar e proteger em estufa.
- Inverno todo: regar bem pouquinho, observar.
- Janeiro/fevereiro: temperaturas podem chegar a -30°C. Minha varanda é no segundo andar, protegida com vidro e virada pro sudeste, então mesmo que tenha um certo microclima aqui e mesmo que a planta esteja dentro de uma mini estufa, é friaca demais. Talvez melhor trazer pra dentro de casa.
- Na próxima primavera/verão: colocar o vaso pra fora novamente após o risco de geada já ter passado (aclimatando antes).
