Piquenique Cultural em São Borja

Aconteceu em São Borja, de 3 a 11 de novembro, o 2º Festival Internacional da Cozinha Missioneira. O evento foi criado com o objetivo de ampliar a integração cultural entre o Brasil e a Argentina. A realização aconteceu através da parceria entre o Instituto Federal Farroupilha, a prefeitura municipal de São Borja e de Santo Tomé. Durante a semana do festival foram realizadas inúmeras atividades, de jantares temáticos e ações nas escolas até um grande piquenique cultural.

No domingo (4), aconteceu na antiga Estação Férrea o piquenique cultural que atraiu um grande público da cidade. A atividade promoveu shows musicais, mostra da agricultura familiar, comidas de rua, recreação e exposição fotográfica. A agricultora Marcia Araujo que participa do evento pela segunda vez ressalta que, o piquenique cultural além de contribuir para a promoção de seus produtos, aumenta as vendas no mercado público em geral. Segundo a organizadora do evento Jussara Dutra, as comidas oferecidas no evento são aquelas consideradas tradicionais pois são a expressão da cultura local.

A culinária missioneira surgiu com os índios guarani e sofreu diversas transformações ao longo do tempo, com a influência de espanhóis e portugueses. Recuperar os pratos tradicionais das missões é um dos principais objetivos do piquenique cultural. A organizadora do evento Jussara Dutra comenta mais sobre a importância da atividade, confira no vídeo:

O piquenique reuniu pessoas de São Borja e região. Uma das visitantes, Merta Romés de Santo Tomé, comenta suas impressões sobre o evento:

O evento foi um momento ideal para descansar e apreciar as comidas da região. Confira algumas imagens do evento:

Caricatura de desenho animado oferecida no evento.
Lanches sem agrotóxicos, frutos da resistência.
Alunos do IFFAR em produção.
Bolachão Missioneiro acompanhado de caipirinha.
Like what you read? Give Maria Isabel Ramos a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.