O piercing

e o que ele representa

Mariana Alixandre

Eu tenho uma amiga que já é mãe, outro amigo mora com a namorada há quase 1 ano. Outro vai ser pai no fim do ano e uma outra acabou de ser pedida em casamento. E eu acabei de colocar um piercing no nariz. Sim, no nariz. No meio do meu rosto agora tem uma argola que grita GENTE POR QUE VOCÊS TÃO INDO PRA ESSE LADO AÍ? Eu não vou agora não, vou ficar aqui mais um pouquinho, tá?

Não foi o que minha mãe esperava da filha de 26 anos (mal sabe ela que eu cogitei pintar a parte de baixo do cabelo nas cores do arco-íris), e com certeza não é a idéia mais aplaudida do meio corporativo, mas me representa. Me representa porque pela primeira vez em muito tempo eu me sinto dona de mim. Sim! Esse narizinho aqui tem dona e ela faz dele o que quiser. Que se dane o padrão da família e o do mundo capitalista, a moral e os bons costumes. É liberdade, é meu dinheiro gasto como eu quero. Mas também é um pouquinho de medo de crescer de vez, confesso. Afinal, quando foi que os nossos papos começaram a girar em torno de datas disponíveis, torneiras, azulejos e fraldas? Mas olha, apesar do que falam, esse piercing aqui foi uma das coisas mais adultas que eu já fiz. Eu por mim, sem ninguém mandar, nem porque ta todo mundo achando que eu devia (ou não) fazer, e sim porque eu quis e ponto final. Eu, eu e eu. E, ok, pode não ser um filho, um casamento ou algo do tipo mas é meu jeitinho de gritar liberdade e propriedade sobre mim mesma. Eu amo meu piercing e vou protegê-lo. É liberdade bem aqui, estampada no nariz.

E sabe por que ele incomoda tanto? As pessoas foram criadas pra seguirem a receitinha, amigos. A receitinha do que é aceitável ou não, e você sair disso é uma afronta. Mas que afronta mais libertadora. Então, enquanto a parte de casar e de reproduzir outros seres humanos não chega (não, eu não vou procurar) vou ficar aqui com meu piercingzinho e pensando nas cores de arco-íris no cabelo.

    Mariana Alixandre

    Written by

    she’s mad but she’s magic, there’s no lie in her fire.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade