Olá!!!

Meu nome é Mariana Abad, tenho 22 anos e sou formada em Licenciatura em Música. Então, vim a pedidos compartilhar com vocês um pouquinho da minha história de vida e de como cheguei nesse ponto da minha vida de querer aprender a programar e falar um pouco de uma ferramenta, bem conhecida entre os estudantes de Design chamada “Construct”.

Vocês devem estar se perguntando como uma pessoa que fez Licenciatura em Música vai falar de uma ferramenta de programação né? Então. Eu comecei a faculdade de música e como uma boa gamer, passei o primeiro ano jogando umas 13 h por dia. Nessa época, um amigo meu viu no Facebook mesmo, um evento que o curso de jogos ia fazer em janeiro e decidimos (bem desinformados) participar. Era uma tal de Global Game Jam… Mal sabíamos que aquele evento na universidade, era a maior JAM de desenvolvimento de jogos do MUNDO. Pra quem não conhece, JAM é um evento onde desenvolvedores, designers, músicos, gamers se reúnem para fazer jogos. Basicamente ficamos acampados por 48 dentro da universidade fazendo jogos e naquela Game Jam, participei da sonorização de 10 jogos sem saber direito o que estava fazendo.

Acontece que depois disso trabalhei por 3 anos com sons e trilha sonora de games, como vocês podem ver no vídeo. Perdi a conta de quantos jogos eu fiz os Sound Effects, participei na gravação (e regravação) de vozes e instrumentos e fiz algo que a gente chama de Sound Design.

https://www.youtube.com/watch?v=WiM2b6wuVn4&t=1s — Trítonos Institucional

Umas 7 JAMs de vários tipos depois, virei staff da Global Game JAM e conheci MUITAS pessoas até que um dia olhei e decidi: “Quer saber? Vou aprender a programar em uma Game Jam”.

É tradição aqui na Game Jam da universidade, termos um dia de aquecimento, afinal somos a 2ª maior sede do mundo (só perdemos pra uma universidade no Egito). No aquecimento, os professores da Graduação de Jogos Digitais costumam ensinar ferramentas fáceis de qualquer pessoa aprender a usar em 48 horas porque ao final desse tempo o jogo tem que estar publicável né? HAHAHAHA

Nessas idas e vindas de aquecimento que eu conheci o Construct 2. Ele é uma ferramenta bem fácil de entender, não é necessário conhecimento de programação (mas é interessante saber lógica). Imagina que louco? Um programa que além de exportar pra vários tipos de dispositivos é fácil de programar até pra quem não sabe nada? É possível fazer um bom jogo de plataforma em mais ou menos umas 8 horas (sem conhecer a ferramenta). Bom, vou colocar uns prints aqui, pra vocês verem mais ou menos como funciona.

Isso é o código, parece bem estranho né? Mas é programação voltada a objetos HAHAHAHA.

Atenção aqui: programação voltada a objetos não é a mesma coisa que programação orientada a objetos!

O Construct funciona na base de objetos que tem comportamentos diferentes, cada comportamento significa algo que o objeto pode ou não fazer. Ele cria apenas jogos 2D ainda, é MUITO útil pra plataformas (que inclusive é o tipo de jogo mais feito em construct).

Essa é a parte visual daquele código ali de cima, bem simples não? Esse jogo fiz pra uma JAM de 40 horas, chamada Paralympic Game JAM. Foi uma iniciativa da universidade pra criarmos jogos que fossem acessivos a pessoas com diversos tipos de necessidades especiais. Esse jogo em si, tem só um controle, o pulo do personagem principal que é ativado pelo Touch em qualquer lugar da tela. Olhando na parte esquerda do print, ali em Behaviors, você pode ler o comportamento Solid. Isso faz com que o personagem colida com qualquer outro objeto na tela porque como o nome já diz, ele é sólido!

É por essas e outras funções que o Construct é uma das ferramentas favoritas em Game Jams. Ele é rápido e simples de usar, não precisa saber programar e a documentação dele é bem completa pra consultas (inclusive muita coisa em português). É importante deixar claro aqui que a versão gratuita só permite até 100 linhas de código, não permite agrupamento de itens (no código e na pasta de objetos) e tem algumas limitações de funcionalidade como exportar pra alguns tipos de dispositivo etc.

MAAAAS para quem usa bastante, a versão pessoal é relativamente barata pelo potencial que o programa oferece (R$243,19). O link pra download é esse aqui: https://www.scirra.com/construct2