Os equívocos do feminismo equivocado.

Mariana Brito
7 min readDec 21, 2015

--

Eu gostaria de iniciar esse texto dizendo que eu me considero feminista. Não uma fanática e nem uma ativista, apenas me identifico com os ideais do feminismo e com o que ele defende, para mim isso basta. Mas eu tenho visto umas coisas ultimamente que estão me dando nos nervos e eu gostaria de escrever sobre isso.

O Feminismo (o REAL FEMINISMO, a raiz, aquele que começou lá em NY em 1848) defende a igualdade de direitos entre os gêneros. Defende as mulheres das opressões do machismo (e atenção: isso não torna o feminismo um movimento contrário ao machismo, até por que o machismo nem é um movimento, e sim uma estrutura da sociedade que oprime as pessoas, tal qual o racismo.) E que prega o empoderamento feminino - nós mulheres precisamos entender (e fazer com que os homens entendam) que temos papéis importantíssimos na sociedade e merecemos o reconhecimento, o respeito e a admiração deles também; como líderes, empreendedoras, embaixadoras, pensadoras, estudiosas, etc. E não apenas como servas, objetos sexuais com pernas, donas de casa e mães dos seus filhos. Nós somos muito mais que isso.

O problema do feminismo de hoje é a distorção dos ideais do movimento (que anda pregando a dominação das mulheres sob os homens) e o discurso de ódio. E, sinceramente, eu acho isso uma tremenda burrice. Na minha concepção, ódio gera ódio. As “feministas” de hoje, além de não fazerem a mínima ideia do que defendem também atacam ferozmente o gênero masculino, como se ele fosse nosso maior inimigo, o detentor de todos os males, o principal embaixador do machismo no mundo. Quando, na verdade, esquecemos que nós mesmas somos meio machistas de vez em quando. Esquecemos que além de mulheres, amigas, primas e conhecidas desses homens, somos também mães deles. E é de nossa responsabilidade educar nossos filhos (e os pais dos nossos filhos) a respeitarem, admirarem e reconhecerem as mulheres ao seu redor, e não odiá-los. Sim educá-los. Não odiá-los. Compreenderam? O Feminismo não é sobre ódio, o feminismo é sobre o amor. O ódio precisa ser desconstruído nesse movimento.

Veja aqui e aqui do que eu estou falando. Sinta a vergonha alheia, a ignorância… Olha como tá ficando feio…

Quando uma leoa ataca um leão, existem 2 possibilidades aí: ou o leão vai contra-atacar e ambos vão se machucar e se odiar, ou um dos dois vai ser oprimido e obrigado a fugir e continuar odiando o outro. É assim que funciona. Esse discurso de “Não precisamos de homens”, “Homens são todos machistas”, “Homens, não defendam o feminismo. Nós podemos fazer isso sozinhas” é discurso de gente BURRA. No auge da ignorância, no pico da insapiência. Eu compreendo que algumas mulheres sofrem traumas horríveis e que isso lhes traz motivos de sobra para repelir o sexo masculino. Mas existem também as disseminadoras de ódio gratuito, as que não gostam de homens por puro hobby. E este texto é dirigido à essas pessoas (só para que fique claro). Primeiro que só para nascer, você já precisou de um homem, começa por aí. E segundo, pensem comigo: nosso objetivo é mudar o pensamento machista em busca de igualdade de direitos, certo? Como é que nós vamos fazer algum trabalho de conscientização junto aos homens se passarmos nossas vidas atacando e afastando eles? Como vamos fazer com que eles nos respeitem se vivemos os desrespeitando e demonstrando ódio? Como vamos saber se eles se conscientizaram se cada vez que um homem se mostra adepto aos ideais do feminismo, a gente diz para eles irem pastar, pois não precisamos deles? Cês andam ingerindo fezes, gurias?

Nós precisamos dos homens SIM! Tanto quanto eles precisam de nós. Não necessariamente para ser um casal, constituir uma família, ou para trocar uma lâmpada, mas para nos apoiar e defender deles mesmos, de nós mesmas. Precisamos deles ao nosso lado para que eles deixem de ser os inimigos. Precisamos do respeito deles para que deixemos de ser desrespeitadas, estupradas, julgadas, abusadas. Precisamos da admiração deles para que possamos ser valorizadas, notadas, empregadas, boas líderes. Precisamos da ajuda e do exemplo deles para educar nossos filhos e, para que nossos filhos não virem machistinhas quando crescerem e estejam aptos respeitar a filha de outra pessoa como ela merece ser respeitada. Precisamos dos homens do nosso lado para que eles sejam exemplos e ensinem seus filhos a respeitarem as nossas filhas. E não é com discurso de ódio que vamos conquistar nada disso.

Não estou dizendo aqui que é para você sair amando todo mundo e distribuindo flores para opressores. Estou dizendo para você ser mais tolerante e mais educada na hora pregar seus ideais, seja cara-a-cara ou na internet. Estou dizendo para você receber os homens feministas de braços abertos, pois o feminismo é um movimento que busca avanço para toda uma sociedade, e não só para você e seu umbigo, e esse homens serão aliados valiosos na hora de demonstrar na prática para outros homens como é que deve-se tratar uma mulher. Estou dizendo, principalmente, para você deixar de ser dessa geração que acha que sabe de tudo por que leu um artigozinho na internet e passe a pesquisar, estudar história, procurar as raízes dos movimentos que você está defendendo antes de sair por ai pregando que nem uma testemunha de jeová. Busque saber o que você está defendendo antes de defendê-lo.

Homens (e algumas mulheres também) por gentileza, parem de dizer essa frase imbecil: “Não sou feminista nem machista, sou humanista.” Isso é uma frase burra. A não ser que você seja mesmo humanista e saiba então que o humanismo é uma filosofia moral baseada na razão humana e na ética, que coloca o ser humano acima do sobrenatural, de deuses, de dogmas religiosos, da pseudociência e das superstições. Aí tudo bem. Se você não sabia disso e está sabendo agora, apenas pare.

Agora, para finalizar, Há um teste simples, criado por Cynthia Semíramis, pra saber se você é uma pessoa que se identifica com o feminismo:

1. Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?
2. Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?
3. Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?
4. Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?
5. Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais?
6. você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?
7. Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?
8. Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?
9. Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?
10. você concorda que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo?

Se você respondeu sim para tudo e está confortável com todas as suas respostas… tanananam! Você apoia o feminismo! Mas ora, veja só! Não é tão ruim como as “feministas equivocadas” tem demonstrado, não é verdade? Essa é a raiz do feminismo, é por isso que lutamos, isso não é mimimi, nós não estamos nos fazendo de vítimas, nós não queremos ser superiores. Só queremos ser vistas com os olhos da igualdade.

Obrigada por ler até aqui. =)

Edit: Baseado em críticas construtivas (e comentários ofensivos também, rs) que recebi sobre esse texto, gostaria de pontuar algumas coisas:
1. Em momento nenhum eu falei aqui que o meu feminismo é melhor ou mais limpo que o seu. Eu sou criadora do conteúdo no qual acredito, você é livre para viver seu feminismo do jeito que bem entende (por mais que, para mim, alguns desses jeitos sejam equivocados e ignorantes — ou, como eu mesma disse, “burros”. É assim que eu falaria em uma discussão, a lá caetano, e é assim que vou falar aqui por que é a palavra que melhor expressa o que eu acho).

2. Eu havia me referido ao “Verdadeiro Feminismo” sem explicar o que eu tenho como “Verdadeiro Feminismo”. Então fiz um edit lá em cima e complementei. Eu me refiro à raiz do feminismo, lá em NY, em 1848 com seus reais e primeiros pilares. Onde o feminismo ainda era um movimento intelectual de cunho muito mais político e organizado do que hoje. O que eu noto hoje é uma massa que perdeu o embasamento teórico do movimento. Um dia queríamos ser iguais, hoje queremos ser uma massa à parte, onde homens não são bem-vindos nem mesmo a apoiar. Como é isso? (se você não se encaixa nessa descrição, o texto não é sobre você, antes que você comece a se doer aí. rs.)

3. Quando eu falo em “feminismo equivocado”, eu me refiro às “feministas” que não sabem nem o que estão falando, nem por quê. Como por exemplo a pessoa que escreveu: “Feminismo não é sobre igualdade é sobre empoderamento!” (oi?) Ela claramente não sabe nem o significado da palavra “empoderamento”. Quer dizer, como você faz um discurso sobre o movimento feminista sem saber nem o significado das palavras que você usa no seu discurso? “Homens tem que morrer, deviam ser extintos!”, “Ah, mais um homem morreu, menos uma piroca no mundo!” Uma pessoa dessa sabe o que está falando? Eu acho que não, hein?

4. Se você não se encaixa nessa categoria, não se ofenda, flor. Eu não estou falando de você. Estou falando para você.

5. Quando eu falo que “precisamos dos homens para nos defender deles mesmos, de nós mesmas”, eu não estou falando sobre segurança, gente. Pelo amor de jah, hein? Interpretação de texto. Eu estou falando que ninguém no mundo é perfeito, e que às vezes nossas falhas podem ser danosas para quem está à nossa volta. É sempre bom ter alguém pra nos abrir os olhos. Nem sempre será um homem, isso não é obrigatório, mas algumas vezes será, e não há nada demais em abrir um espaço para ele, contanto que ele esteja ali para nos ajudar e não para nos oprimir.

6. Em nenhum momento eu ditei regra alguma. Você vive seu feminismo do modo que bem entender. Se você é feliz no movimento e é isso que te move, amém. Só seja cuidadosa, tenha bom senso, seja civilizada. Isso não é algo que eu espero de uma mulher, isso é algo que eu espero de qualquer ser humano pensante. Um beijo pra vocês.

Obrigada - novamente - por ter lido até aqui. =)

--

--

Mariana Brito

Designer, Publicitária, Gamer, Viajante, Empreendedora. Tentando fazer algo útil dos pensamentos que me trazem insônia.