Uma pausa para Malu
É… Eu vou ser mãe. Mãe de menina. Maria Luiza, minha Malu.
Parentes e amigos em festa, esposo com os 4 pneus arreados, avós chegando em casa com presentes, planos, expectativas e eu… Eu só queria uma pausa para a Malu.
Na verdade é uma pausa para mim mesma, também. Uma pausa para o mundo, talvez. Um momento para pensar, para resolver, para planejar, para formar uma ideia, para te salvar, minha filha, do que está por vir. A vida aqui fora é linda e aterrorizante e você está para nascer na pior e melhor geração que já tivemos. As facilidades e acessibilidades tecnológicas vão lhe auxiliar e lhe “estragar”. A rapidez com que as coisas passam e evoluem vão lhe encantar e lhe frustrar. A profundidade dos relacionamentos (ora muito rasos, ora muito profundos) vão lhe extasiar e lhe deprimir. A hiper valorização de algumas coisas em relação à outras, vão lhe confundir completamente. Essa vida, essa geração, vem cheia de armadilhas e eu só queria uma pausa para você. Um botão que pudéssemos apertar para respirar, sabe? Um tempinho para sentar e assistir um casulo abrir.
Malu, aqui fora está cheio de maravilhas e perigos lhe esperando. Muito mais perigos do que maravilhas, infelizmente. Tem gente por aqui que nem sabe que você está vindo e já lhe quer muito mal só pelo fato de você ter vindo mocinha ao invés de rapazinho. E, se por acaso você quiser ser um rapazinho, tudo bem. Mas vamos nos preparar juntas, certo? Para os julgamentos, os olhares, a não aceitação… serão muitos os obstáculos, mas eu vou estar contigo. Se você quiser ser uma mocinha mesmo, também vamos nos preparar juntas, ok? Para tudo isso, também. E para rótulos, e para (as quebras de) tabu, os preconceitos, para reagir a quem quiser lhe silenciar, para estar sempre alerta. Se defender é crucial, não deveria ser, mas é. Aqui fora você vai ter que dar uns chutes bem mais fortes do que esses de agora. Mas se eu pudesse, Malu… pedir qualquer coisa, eu pediria uma pausa.
Aqui fora, Malu… É cheio de Deuses e Deusas. Cada pessoa acredita que seu Deus deixou um caminho para seguir e que apenas aquele caminho é o certo. Algumas pessoas chegam à beira da loucura, de tanta devoção… e mamãe acha que isso faz um mal enorme. Mas você vai poder escolher um caminho também. Ou você pode escolher não seguir ninguém. O importante é não se mergulhar em ignorância e/ou fanatismo. Isso vai acabar contigo. É muita informação, né florzinha? Eu só queria uma pausa pra ti.
Não existe mesmo isso de pausa, né? Talvez eu esteja vivendo nossa pausa por esses 9 meses e nem tenha me dado conta. A ficha não caiu. A vida não avisou. A terra não parou de girar. Mas engraçado… Meu mundo mudou completamente. E ainda não estou pronta, mas não importa. Pode vir, Malu. Estou esperando.
Play.
