O que eu pensava sobre o machismo aos 16 anos

Mariana Congo
3 min readNov 10, 2015

--

Em 2003, aos 16 anos, eu tinha um zine chamado Violeta & Lixo, produzido por mim e pela minha amiga Juliana Coelho. Com a nossa banda Kamomillas (um trio feminino que tocava punk e variações), fazíamos parte da cena alternativa de Belo Horizonte (MG).

Criamos o Violeta & Lixo para nos expressar com colagens, resenhas e textos sobre comportamento e ideologia. O V&L era vendido nos shows por algumas moedas e também tínhamos um site. Não está mais no ar.

Nos meus arquivos guardei um dos textos que escrevi naquela época: O que é o machismo?

As ideias estão mais maduras hoje. Mas, na essência, meu eu de 28 anos pensa bem parecido com meu eu de 16. É bom ver isso! Reproduzo abaixo o texto original:

O que é o machismo?

Machismo é achar que homem tem que ser garanhão e mulher tem que ser virgem. Machismo é pensar que mulher não pode entender de mecânica e que homem não pode entender de moda. É acreditar que o certo é a mulher apenas cuidar da casa e o homem sair pra trabalhar. Machismo é ter em mente que, numa separação, é sempre a mulher que tem que cuidar dos filhos, que o homem não seria digno de fazer isso. Aceitar que o homem saia de casa traia sua mulher e chegue tarde em casa, enquanto sua companheira sofre tudo calada e fica em casa, além de tudo acreditar que a mulher é obrigada a ser fiel.

Machismo é implantar na mente das crianças que menina veste rosa e menino veste azul, menina só pode brincar de boneca e casinha, e menino tem que brincar de carrinho, de luta e de futebol. Machismo é acreditar que homem não chora, e que mulher não pode ser forte. Machismo é achar legal um bando de mulheres se “vendendo” nós programas de televisão e esfregando a bunda na câmera. É incentivar um garoto a sair de casa e chegar tarde, e prender uma garota em casa e enchê-la de cuidado. Apoiar um garoto a ter todas as Playboys e achar ridículo uma garota ter uma revista pornográfica. Machismo é pouco se importar sobre quantas garotas o menino engravidou e expulsar a menina de casa se ela aparecer grávida. Achar estranho uma garota se masturbar e achar normal um garoto fazer isso também é machismo! É pensar que homens e mulheres não podem fazer as mesmas coisas. Duvidar da capacidade de uma mulher na política e da capacidade de um homem na costura.

A nossa sociedade está repleta de padrões preestabelecidos. O machismo não afeta só a mulher, mas o homem também. Com a mudança da mentalidade machista, o feminismo também não se faz mais necessário.

Não iremos contra a natureza, homens e mulheres são diferentes, mas: NINGUÉM É MELHOR QUE NINGUÉM!

FIM

A Tank Girl era uma das figurinhas repetidas no ‘Violeta & Lixo’

--

--