A gente vê que, pra muita gente, infelizmente, uma prática antirracista vai até a página 2. O pessoal gosta muito de nós, pretos e pretas, pra linha de frente, pra segurar o piano, pra ser bucha de canhão e — literalmente — alvos do ódio do Estado e da projeção racista encubada de cada um deles. Pra isso a gente serve, desde sempre, muito bem.

Na hora de colocar a prática antirracista à prova, nas escolhas — que são quase todas políticas — a tendência é se aglomerarem em tornode um alguém branco: políticos brancos, CEOs brancos, celebridades brancas, e…


# meufilhonãovolta !
O período de isolamento social tem exigido demais de todos, em especial das crianças! E disso eu sei bem, porque, como vocês sabem, tenho duas em casa!

As crianças foram aposentadas do convívio social e estão precisando lidar com as incertezas e o medo desse período que estamos vivendo. No começo, os discursos que circulavam traziam uma criança como um problema em potencial, como um vetor da doença, alguém que poderia trazer uma doença para dentro de casa e transmitir para seus pais e avós, fazendo com que a doença chegasse, mais facilmente, nas pessoas dos ditos…


Estamos nos aproximando dos últimos 30 dias da pré-campanha eleitoral mais longa que já vivemos!

Não é de hoje que falamos da importância de uma união entre os partidos e setores de esquerda que permita construir um projeto popular e democrático de cidade é urgente! Bolsonaro não é o único problema que temos, ele é, na verdade, um sintoma de algo muito mais sério e que temos o dever de combater enfaticamente todos os dias: o neofascismo brasileiro o “fascismo Didi Mocó” como li em algum lugar, que muitos têm chamado de bolsonarismo. De fato, apesar de Bolsonaro ser o…


Apesar das boas intenções de quem diz, o último domingo (9) não foi dia das “pães” pelo simples fato de que não existe mulher que seja pai e mãe ao mesmo tempo. Existe uma mulher que, sozinha com os cuidados dos filhos, está sobrecarregada em sua função de mãe. O pai está fora dessa equação. E o que foi comemorado foi o dia dos pais.

E, se o dia das mães é o segundo dia de maior movimento no comércio (perdendo apenas para o Natal), o dia dos pais não chega nem perto. Isso porque, se mais de 5,5 milhões…


Hoje, se não tivesse sido assassinada, Marielle faria 41 anos.
E, para além de render justas homenagens, eu queria relembrar um outro triste episódio envolvendo Marielle e seu assassinato: o episódio do documentário ficcional que deve estrear no ano que vem, na Globoplay.

Esse episódio foi uma aula sobre o que é ser branco no Brasil.
Antonia Pellegrino, esposa de Marcelo Freixo, disse, lá em março que

  1. não havia sido ela quem escolheu a história de Marielle e sim, a história da vereadora assassinada que a escolheu — mais messiânico que isto, impossível
  2. Por não ter encontrado, no Brasil, diretores…

Sentei para escrever alguma coisa e só conseguia me lembrar do debate que fiz mediação entre Major Denice, Leninha e Benedita da Silva, no dia 24 de julho. Revi e chorei um pouquinho, emocionada. Então esse texto hoje, no Dia de Tereza de Benguela, é meio carta, meio exaltação, meio um chamado.

Eu queria falar um pouco sobre o feminismo negro.
Mas antes, é importante dizer que o feminismo precisa ser uma ferramenta para emancipar as mulheres, principalmente as negras e pobres. Por isso que, digo e repito, o feminismo liberal não nos serve. E não não serve porque, ainda que…


Durante todo o segundo semestre de 2018, o tempo em que fui candidata à Deputada Federal, eu recebi algumas ameaças. As pessoas, nas redes sociais, me xingavam das mais variadas coisas. Fui atacada verbalmente por candidatos reacionários menos aplaudidos. Recebi mensagens anônimas em celular e computador. Fiquei um tempo sem morar na minha própria casa e, hoje, dois anos depois, ensaio uma mudança de endereço porque, muito provavelmente, a novela caluniosa vai recomeçar.

Tudo isso pra quê? Pra dizer que se colocar à frente de algo à esquerda é, praticamente, sinônimo de ser perseguido, caluniado, ameaçado e precisar se manter…


Parece que, recentemente, Anitta e Felipe Neto “acordaram” para a o que está acontecendo no Brasil.

Anitta, nossa formosa afroconveniente, usou da sua hiper-plataforma no Instagram para fazer uma live com a Gabriela Prioli. Na pauta, o básico do básico da política: como funcionam e o que são os três poderes, o que fazem os vereadores, prefeitos e governadores. Audiência nas alturas, atingindo um público quase sempre bastante distante da política — como a própria Anitta demonstrou e disse ser. Ok.

Felipe Neto, faz tempo que anda dando declarações mais moderadas, algumas até sensatas, encampou briga com Silas Malafaia, com…


Quero que saibam que eu me tornei uma esposa desobediente porque matei o Anjo do Lar.

Vou tentar explicar:

Acontece que nós, mulheres, temos parido toda a população do universo desde o começo. Esse tipo de trabalho — veja, não é a toa que se chama trabalho de parto — nos toma muito tempo e energia.

Desde a divisão sexual do trabalho, o trabalho não remunerado realizado pelas mulheres é a raiz de toda a exploração feminina em nossa sociedade. E quais trabalhos são esses? …


Ontem, dia 2 de dezembro, foi o Dia Nacional do Samba.
Muita gente reverenciando nomes que eu também reverencio como Dona Ivone Lara, Almir Guineto, Gonzaguinha, Clara Nunes, Alcione, Arlindo Cruz, Noel Rosa e, claro, Cartola, que é quem ilustra essa postagem.

Nessa foto (resgatada por uma colega querida) registrada por Eurico Dantas, em 20 de fevereiro de 1976 em frente do Palácio do Samba,Cartola observa, indignado, sentando ao lado da viatura, o ensaio da Mangueira ser impedido de acontecer pela ditadura militar.

Hoje o samba é referência e reverenciado, mas nem sempre foi assim. No início do século 20…

Mariana Janeiro

Eu falo e escrevo bastante.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store