Como Otimizar Seu Blog

Mariana Klein B
Jan 12, 2018 · 4 min read

Você já se perguntou o que pode fazer para otimizar seu blog e alcançar mais pessoas napesquisa orgânica? Existem alguns pontos importantes que precisam da atenção de quem escreve, vamos ver quais são?

1. Escolha das palavras-chave

A primeira ação que você precisa tomar ao escrever um post para blog é pensar em qual palavra-chave será o foco do seu texto. Essa palavra precisa estar relacionada ao seu produto ou serviço, e deve ser repetida de forma natural no decorrer do texto.

Para ajudar na busca de palavras-chave você pode usar sites como o Planejador do Google AdWords ou o Answer the Public.

Além de aparecer no decorrer do texto, é importantíssimo usar a palavra-chave no primeiro parágrafo, na conclusão, no link, no resumo, nas meta tags e nas alt tags. Assim, as ferramentas de busca poderão localizar o seu post quando se tratar daquela palavra-chave.

Mas, além disso, outros fatores são importantes para otimizar seu blog para a pesquisa. O seu post precisa ter relevância para o leitor, senão ele não clicará no link, não lerá até o fim e as ferramentas de pesquisa vão compreender que ele não é relevante.

2. Escreva para seu leitor

Lembre de sempre escrever para quem está lendo, e não para um público enorme e difuso. Quer ver um exemplo?

Compare as duas frases e responda: qual é mais simpática?

Frase 1: Para que as pessoas tenham uma vida mais saudável é preciso que elas pratiquem pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente.

Frase 2: Para você ter uma vida mais saudável, pratique pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente.

Por falar diretamente com o leitor, é melhor escolher o segundo caminho e, além disso, faz toda a diferença falar a linguagem do seu público, evitando usar muitas siglas, palavras difíceis de compreender ou em outras línguas. Vá direto ao ponto e veja como aumenta a chance de as pessoas se envolverem com seu post.

3. Cuidado com o tamanho

Quando se trata de otimizar posts de blog tamanho pode ser documento, sim. Existem diversas pesquisas que indicam que posts mais longos e com mais conteúdo prendem mais a atenção do leitor. Mas, calma, isso não quer dizer que você deve escrever um livro para o blog!

Cuide para ficar entre 500 e 2500 palavras, sempre com a preocupação de manter o texto relevante para quem lê.

4. Escreva conteúdo original

Esta aqui é uma regrinha de ouro para blogs. Eu sei que a tentação de copiar um texto de algum lugar, como uma notícia, é grande, mas resista!

Isso porque as plataformas de pesquisa, como o Google, estão atentas à copia de textos. Por isso, você pode até se basear em uma ou várias fontes na sua pesquisa, mas não deve copiar os textos integralmente, porque você pode perder o seu espaço na primeira página de resultados.

5. Revise seu post

Poucas coisas são piores que erros gramaticais em um texto. Antes de publicar faça uma revisão detalhada, usando o corretor ortográfico e gramatical do navegador ou do programa usado para redigir. Verifique acentos, vírgulas e palavras, para que tudo esteja correto.

Minha dica para depois de usar o corretor é ler o texto em voz alta e ver se todas as frases fazem sentido. Você vai ver que terá vários ajustes a fazer.

6. Escreva conteúdo fácil de compreender

Não tenha pressa ao escrever um post, a pressa vai fazer você escrever frases muito extensas, com repetição de ideias ou palavras e que vão acabar não fazendo sentido.

Para otimizar seus posts de blog prefira a voz ativa — “eu assei um pão”, ao invés de “um pão foi assado por mim” — e frases mais curtas.

E, lembra da palavra-chave que comentei lá no começo? Como ela vai ser sua ideia central, não tem porque escrever sobre outros temas em uma só publicação. Mantenha o foco e lembre que com as outras ideias você pode escrever outros posts.

7. Links internos e externos

Usar links internos e externos ajuda as ferramentas de busca a entender melhor o tema do seu blog, além de ajudar o leitor a compreender o que você está explicando, e isso aumenta a chance de ele querer navegar pelo seu blog.

Links internos são aqueles que levam o leitor para outras páginas dentro do seu próprio domínio, e links externos levam o leitor para outros domínios que tenham conteúdo relevante.

8. Escolha categorias e tags certas

As categorias e as tags são ferramentas usadas para organizar o conteúdo do seu blog, e elas serão usadas pelo seu leitor para encontrar outros posts sobre um tema que seja importante para ele. Assim, escolha com cuidado as tags e as categorias ligadas à cada publicação.

Não faz sentido escolher 100 tags para um post se elas não têm a ver com o que foi escrito.

Com esses cuidados simples você poderá otimizar seu blog, buscando um melhor resultado orgânico e mantendo a atenção do seu público ao que você publica.

Então, vamos começar a otimizar?

Se você tiver alguma dúvida pode escrever pra gente na página do Facebook ou pelo email! :)

Written by

professora, empreendedora, social media analyst, cantora de chuveiro e cozinheira.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade