FEED ORGANIZADO EM 3 PASSOS

Se você, como eu, não passa um minuto dia sem checar o Instagram, já deve ter percebido que os perfis organizados estão se multiplicando, né? Ter um feed bonitinho e coerente virou de fato uma tendência na rede, mais do que fazer essa ou aquela pose ou usar alguma hashtag específica.


1. USE APPS PARALELOS PARA SE PLANEJAR

UNUM — Design Perfection for Instagram

O primeiro e mais conhecido é o UNUM que importa as fotos que já estão postadas no seu instagram e deixa espaços vazios pra você colocar e reposicionar à gosto as fotos que pretende postar.

O UNUM também tem recursos de edição de imagem (tipo filtros e figurinhas), recorte e até um gráfico que mostra os níveis de interação do seu perfil, os melhores horários pra postagem e as hashtags que você já usou. Um dos recursos que eu achei mais interessante é o de poder recortar suas fotos em várias partes pra postar separadas.

  • O app está disponível para iOS e Android.

PLANOLY

O Planoly faz exatamente as mesmas coisas que o app anterior. A grande diferença entre os dois é que com o Planoly você pode agendar suas postagens. Sim!!! Você consegue planejar o dia, o horário e a sequencia de imagens que vão pro ar no seu perfil!

*O app está disponível para iOS e Android. É PAGO!


2. ACHE O SEU PADRÃO

Repare em qual filtro costuma usar e aposte sempre nele ou em pequenas variações de luz e contraste. Sempre suspira quando vê fotos claras, com muito branco ou tons pastel? Adote isso para o seu também! Quem entrar no seu perfil vai notar esse cuidado com a harmonia das fotos, pode apostar!

Para chegar nisso, use aplicativos de edição de foto, como o Facetune (PAGO) e até o VSCO (‘gratuito’)— no Insta @filters.vsco eles dão até as “fórmulas” de edição


3. SAIBA VARIAR DENTRO DO SEU PADRÃO

Ok, parece contraditório com o tópico acima, mas tão importante quanto adotar uma “linha editorial” é saber tirar o feed da rotina sem sair dessa estética. Ninguém, nem a gente, aguenta ver só as mesmas fotos, a não ser, claro, que esse seja seu objetivo (um insta só de comida, por exemplo).

Tente sempre alternar selfies, looks, fotos de paisagens, comida, detalhes…Dentro disso, gosto de sempre postar as comidas “vistas de cima”, as paisagens valorizando o azul do céu, e por aí vai… 4 ou 5 fotos são uma boa distância entre fotos “iguais”. Claro que isso não é algo rígido, e tem vezes, como em alguma viagem, em que acaba acontecendo de postar algumas mais parecidas. Mas ok, ninguém vai pirar com isso também, né? Aí a unidade estética de luz e filtros entra em jogo pra segurar a harmonia!

Importante também prestar atenção no que aparece no fundo das fotos (quanto mais “limpo”, melhor) e usar a criatividade.


CURIOSIDADES

fotos com filtros têm 21% mais likes e 45% mais comentários

– os filtros que mais têm mais engajamento são os que aumentam o calor, exposição e contraste; já os que aumentam a saturação das fotos ou dão aquele efeito retrô diminuem o engajamento.

– os usuários listaram as top 3 razões pelas quais seguem marcas no Instagram: 62% porque a amam, 54% para descobrir coisas novas, 48%, porque acham o conteúdo interessante ou engraçado

– o pico de interações no Instagram é entre 20 e 21h; mas vale sempre observar o comportamento do seu público!

– essa necessidade de cuidar do feed já virou até tema de livro, que a blogger Aimee Song: “Capture Your Style: Transform Your Instagram Images, Showcase Your Life and Build the Ultimate Platform”

É só pensar em você mesma como usuária: quantas vezes não começou a seguir alguma marca ou pessoa só porque achou o feed dela bonito? Pensando ainda em moda, mais do que nunca o Instagram pode ser o grande salto para o sucesso de uma marca; não é à toa que há um ano Eva Chen, ex-editora da revista Lucky e street style star, assumiu o cargo de “head of fashion” no Instagram!


  • Curtiram as dicas? Compartilhem mais experiências sobre o Insta aqui nos comentários!
Clique em quantos aplausos — eles vão de 1 à 50 — você acha que ele merece e deixe seu comentário! ❤
Redes sociais: Facebook | Instagram

Quer fazer parte do blog? Envie um e-mail nos dizendo que é você (não esquece de deixar sua rede social para a gente estalquear tu) e com 3 exemplos de fotógrafos que você acha fantástico.

Os 3 exemplos deve conter: rede social, 3 fotos, breve perfil do fotografo e seu ponto de vista sobre o olhar do fotografo

E-mail: mariganitelli@gmail.com

Entre no nosso grupo fechado para fotógrafos, modelos e amantes da fotografia.