O poder do garfo!
Evento quer transformar a cidade de São Paulo no principal celeiro das discussões para o combate à fome no mundo

“ A maior rede do mundo é a do alimento que une mais de 7 bilhões de pessoas. Não é a Internet”.
A frase do chef Alex Atala deu o tom do lançamento do FRU.TO, uma iniciativa que reunirá nos dias 26 e 27 janeiro de 2018, na Unibes Cultural, 30 das mais brilhantes mentes dos ramos da sustentabilidade, ciência, gastronomia e representantes da indústria para debater alternativas de como alimentar com qualidade 8,6 bilhões de pessoas até 2030 (previsão da ONU).
A iniciativa é resultado das andanças e pesquisas de Atala e do produtor cultural Felipe Ribenboim que se juntaram para colocar a temática da alimentação na agenda com a importância que ela merece. “ Estamos falando de discutir a cadeia do alimento em três eixos: aspectos culturais, biológicos e sociais. Queremos que as pessoas repensem a relação com o alimento, que saibam como ele é produzido e o que isso significa”, diz Felipe.
O anúncio do evento acontece num momento crítico para a segurança alimentar no Brasil. O Governo Federal ameaça retroceder no controle, por conta de acordos com a bancada ruralista, e permitir que agrotóxicos proibidos em outros países, inclusive a China, sejam vendidos por aqui. Desde 2008, o país é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.
O poder do garfo
A iniciativa ganha uma importância ainda maior ao trazer para o ambiente urbano — onde vive a maior parte dos consumidores — informações que ajudam as pessoas a perceber o poder que elas tem de mudar uma situação simplesmente escolhendo o que vão colocar no prato.
Um dos pontos é a questão do desperdício de alimentos. Os organizadores do Fru.to enfatizam que uma grande transformação já seria possível, simplesmente com a diminuição da comida que é jogada fora. “Aquela abobrinha que você esqueceu na geladeira, aquela fruta que você deixou estragar porque achou ela feia… e assim por diante”. São dezenas de exemplos de alimentos que vão para o lixo quando poderiam estar em outros pratos.
Mas quais as soluções que o evento trará para a pergunta que o motivou:” Como alimentar um planeta inteiro?”.
Alex Atala responde: “vamos trazer iniciativas que estão dando certo e que podem servir de inspiração para quem acha que essa questão não tem solução. Entre elas, vamos mostrar 5 jovens empresários que não eram do ramo de alimentos e, sensibilizados para esse tema, estão provando que é possível fazer diferente”.

Outro exemplo citado pelo chef é o dos produtores de arroz do Vale do Paraíba, São Paulo, que foram incentivados a produzir diferentes variedades e hoje são uma referência nacional e internacional. Eles estão produzindo tipos raros como o arroz vermelho, arbóreo, basmati, miniarroz entre outros.
Grandes nomes nacionais e internacionais já estão confirmados para o evento como neurocientista brasileira cientista Suzana Herculano-Houzel, a documentarista e neta de Jacques Cousteau Celina Cousteau, o surfista e Surfista americano e fundador da Waves For Water Jon Rose entre outros. Em breve a programação completa estará disponível. Mas serão apenas 300 participantes nas atividades presenciais mas o evento terá transmissão aberta e ao vivo pela Internet.
São muitas as questões envolvidas que estarão nas mesas de debate como o papel das indústrias que primam pela quantidade e não pela qualidade, cultura e sabedoria dos povos originários, o uso dos recursos naturais na produção de alimentos e o comércio de orgânicos em larga escala entre outras.
Os idealizadores do Fru.to querem que a discussão sobre os alimentos saia do âmbito do seminário e ganhe outros palcos na cidade: restaurantes, empresas, escolas, comunidades… O importante é espalhar a questão do alimento para muito mais pessoas e fóruns. E vai além: transformar a cidade de São Paulo — e o Brasil — no centro da busca de soluções para resolver o problema da fome no mundo.
Serviço:
FRUTO | AS POSSIBILIDADES DE ALIMENTAR O MUNDO
Local: Unibes Cultural — Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo Organização: Alex Atala, Felipe Ribenboim e Instituto ATÁ
Data: 26 e 27 de janeiro de 2018
Capacidade: 300 convidados
Transmissão: Ao vivo pela internet