O poder do garfo!

Evento quer transformar a cidade de São Paulo no principal celeiro das discussões para o combate à fome no mundo

Foto: Sergio Coimbra

“ A maior rede do mundo é a do alimento que une mais de 7 bilhões de pessoas. Não é a Internet”.

A frase do chef Alex Atala deu o tom do lançamento do FRU.TO, uma iniciativa que reunirá nos dias 26 e 27 janeiro de 2018, na Unibes Cultural, 30 das mais brilhantes mentes dos ramos da sustentabilidade, ciência, gastronomia e representantes da indústria para debater alternativas de como alimentar com qualidade 8,6 bilhões de pessoas até 2030 (previsão da ONU).

A iniciativa é resultado das andanças e pesquisas de Atala e do produtor cultural Felipe Ribenboim que se juntaram para colocar a temática da alimentação na agenda com a importância que ela merece. “ Estamos falando de discutir a cadeia do alimento em três eixos: aspectos culturais, biológicos e sociais. Queremos que as pessoas repensem a relação com o alimento, que saibam como ele é produzido e o que isso significa”, diz Felipe.

O anúncio do evento acontece num momento crítico para a segurança alimentar no Brasil. O Governo Federal ameaça retroceder no controle, por conta de acordos com a bancada ruralista, e permitir que agrotóxicos proibidos em outros países, inclusive a China, sejam vendidos por aqui. Desde 2008, o país é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.

O poder do garfo

A iniciativa ganha uma importância ainda maior ao trazer para o ambiente urbano — onde vive a maior parte dos consumidores — informações que ajudam as pessoas a perceber o poder que elas tem de mudar uma situação simplesmente escolhendo o que vão colocar no prato.

Um dos pontos é a questão do desperdício de alimentos. Os organizadores do Fru.to enfatizam que uma grande transformação já seria possível, simplesmente com a diminuição da comida que é jogada fora. “Aquela abobrinha que você esqueceu na geladeira, aquela fruta que você deixou estragar porque achou ela feia… e assim por diante”. São dezenas de exemplos de alimentos que vão para o lixo quando poderiam estar em outros pratos.

Mas quais as soluções que o evento trará para a pergunta que o motivou:” Como alimentar um planeta inteiro?”.

Alex Atala responde: “vamos trazer iniciativas que estão dando certo e que podem servir de inspiração para quem acha que essa questão não tem solução. Entre elas, vamos mostrar 5 jovens empresários que não eram do ramo de alimentos e, sensibilizados para esse tema, estão provando que é possível fazer diferente”.

Foto: André Lessa

Outro exemplo citado pelo chef é o dos produtores de arroz do Vale do Paraíba, São Paulo, que foram incentivados a produzir diferentes variedades e hoje são uma referência nacional e internacional. Eles estão produzindo tipos raros como o arroz vermelho, arbóreo, basmati, miniarroz entre outros.

Grandes nomes nacionais e internacionais já estão confirmados para o evento como neurocientista brasileira cientista Suzana Herculano-Houzel, a documentarista e neta de Jacques Cousteau Celina Cousteau, o surfista e Surfista americano e fundador da Waves For Water Jon Rose entre outros. Em breve a programação completa estará disponível. Mas serão apenas 300 participantes nas atividades presenciais mas o evento terá transmissão aberta e ao vivo pela Internet.

São muitas as questões envolvidas que estarão nas mesas de debate como o papel das indústrias que primam pela quantidade e não pela qualidade, cultura e sabedoria dos povos originários, o uso dos recursos naturais na produção de alimentos e o comércio de orgânicos em larga escala entre outras.

Os idealizadores do Fru.to querem que a discussão sobre os alimentos saia do âmbito do seminário e ganhe outros palcos na cidade: restaurantes, empresas, escolas, comunidades… O importante é espalhar a questão do alimento para muito mais pessoas e fóruns. E vai além: transformar a cidade de São Paulo — e o Brasil — no centro da busca de soluções para resolver o problema da fome no mundo.

Serviço:
FRUTO | AS POSSIBILIDADES DE ALIMENTAR O MUNDO
Local: Unibes Cultural — Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo Organização: Alex Atala, Felipe Ribenboim e Instituto ATÁ

Data: 26 e 27 de janeiro de 2018
Capacidade: 300 convidados
Transmissão: Ao vivo pela internet

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade