Fazer cálculos, estruturar informações e gerar conhecimento a partir dos dados também é tarefa de quem sabe contar boas histórias

Image for post
Image for post
Inscrições abertas: http://bit.ly/galeradehumanas

Chegou a hora de encarar as temidas planilhas e executar aqueles cálculos simples, mas que te deixam de cabelo em pé. (Como e quando devo tirar a média? Como calculo as variações de percentual em um período histórico? Como calculo a taxa por 100 mil habitantes?) A gente te ajuda a começar!

Image for post
Image for post

Preparamos o workshop Dados para a galera de humanas com o intuito de facilitar a vida de quem não está acostumado a trabalhar com dados e cálculos, mas sabe que é super importante e que será uma competência cada vez mais exigida. A maioria dos cursos no Brasil ocorre no Sudeste, ou então é online. Sabemos que muita gente prefere aulas presenciais justamente por poder tirar dúvidas na hora com os instrutores. Acreditamos que quatro horas correspondem a um bom começo para a formação desse conhecimento. Decidimos oferecer a oficina no sábado porque sabemos que muita gente estuda e/ou trabalha durante a semana e não teria a oportunidade de participar. …


Image for post
Image for post
Source: Research Data Oxford — University of Oxford

O que grandes investigações jornalísticas como Wikileaks, Panama Papers, Paradise Papers e Implant Files têm em comum? A partir de documentos vazados e da extração e análise de dados, seus desdobramentos viraram reportagens de repercussão internacional. Mobilizados em uma rede global de investigação, jornalistas contaram histórias sobre diferentes irregularidades por meio de apuração norteada principalmente por fontes documentais, afastando-se do tradicional jornalismo declaratório.


And it goes beyond time and space


When a president attacks the media and the journalists, the message of ‘fake news’ is reinforced. Maybe there is a lesson to learn: transparency.

Image for post
Image for post
Source: The Disinformation Age — Jacksonville Advertising Agency

Something very serious is going on with media credibility when people worship WhatsApp and Facebook in front of journalists. Jair Bolsonaro’s supporters scream it out during the presidential ceremony, when he sworn in as the new president of Brazil, on January 1st, in Brasília. After getting a little shocked as a former reporter and current researcher — and as a human being — I realized it sadly makes sense.

About

Marília Gehrke

Journalist and PhD student in Communication at Federal University of Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brazil.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store