Au Pair na França parte 1: requisitos, regras e primeiros passos

No vasto mundo dos intercâmbios o programa Au Pair é conhecido por ser uma das opções mais baratas e fáceis de passar um tempo trabalhando e estudando no exterior. O trabalho DA ou DO au pair é cuidar das crianças de uma família nativa. Sim, basicamente uma babá. Durante o horário de trabalho, o intercambista realiza atividades como levar e buscar da escola e atividades, brincar, preparar refeições, banho, etc. Tudo de acordo com os horários e idade de cada criança. Ao contrário do que muita gente acredita por aí, au pair não é empregada doméstica. A maior responsabilidade é auxiliar no cuidado das crianças dentro do limite de horas de trabalho e realizar tarefas domésticas leves, sempre relacionadas às crianças, como arrumar o quarto e fazer a laundry.

O que você ganha em troca? Hospedagem, transporte e todas as refeições por conta da família, curso do idioma do país para onde está indo e um salário base para gastar do jeito que quiser. Além, é claro, da experiência maravilhosa de vivenciar outra cultura. Parece bom, certo?

Tanto a au pair como a família têm seus direitos e deveres. Além da responsabilidade de cuidar das crianças, a au pair também é obrigada a fazer o curso do idioma, já que este é um intercâmbio de trabalho e estudo. A carga de trabalho é de cerca de seis horas diárias com direito a um dia e meio de folga por semana. Muitos detalhes são acordados diretamente com a família, mas é comum que os pais peçam às au pairs que trabalhem, esporadicamente, em um sábado ou domingo. O salário varia de acordo com o país, e as férias, que geralmente são de acordo com as férias escolares, devem ser remuneradas.

O tempo de intercâmbio é de um ano, com a possibilidade de extensão para dois, mas não mais do que isso no mesmo país. A maioria das garotas e garotos escolhe os EUA como destino, mas o programa também é legalizado para brasileiros em países como França, Bélgica, Alemanha e Holanda. Tecnicamente, nos EUA se ganha mais. O salário semanal é de cerca de 200 dólares, enquanto o mínimo na França, por exemplo, é de 75 euros por semana. Mas cada um sabe o país que faz o coração tremer. Além disso, viajar pela Europa é fácil e barato quando se está por lá. Mas esteja preparado(a): na França, a maioria das au pairs paga o próprio curso de francês com o salário e as passagens aéreas de ida e volta.

Os requisitos para ser au pair na França são:

- Ter entre 18 e 30 anos

Uma vantagem. Nos EUA a idade máxima é 26.

- Experiência com crianças
 
 Pode ser trabalho voluntário ou experiência profissional. As agências para os EUA pedem um número mínimo de horas, mas na França bastam referências.

- Nível básico de francês

Não precisa ser fluente, afinal você está indo para aprender. Mesmo que a família que vá te acolher fale inglês ou português, é importante ter o básico para entender as crianças e não ficar completamente perdido(a) no país. Faça um curso! Muitas vezes um comprovante é pedido para fazer o seu contrato de trabalho.

- Ter sido aprovado(a) no vestibular

Você não precisa ter o ensino superior completo ou cursado um tempo mínimo, mas para o visto de au pair na França é necessário ter concluído o ensino médio e comprovar que você tenha sido pelo menos aprovado(a) em alguma universidade.

Tudo certo? O primeiro passo é decidir se você quer ir por meio de uma agência ou fazer tudo por conta própria. Ao contrário dos EUA, o intermédio de uma agência para ser au pair na França não é obrigatório. O processo de visto e as regras do programa são tão regulamentados pelo governo francês que a segurança não é prejudicada. E nem sempre pagar uma agência faz com que você tenha suporte quando estiver por lá. Aliás, você pode procurar famílias e fazer todo o trabalho bem mais rápido sozinho(a) do que pagando.

Para quem prefere esse intermédio, as agências mais conhecidas são a World Study, aqui do Brasil, e a Europair, da França.

Esse negócio de au pair é bom? Cada caso é um caso, mas a vida é muito curta para ficar na dúvida. Ser au pair não é perder um ano da sua carreira ou estudos, é ter um ano de aprendizagens incríveis e de enriquecimento pessoal.

O próximo post é sobre como encontrar uma família bacana e as burocracias do visto! D’accord?:)