A Mecânica Quântica e Eu!
Ando lendo muito a respeito de Física Quântica nos últimos dias e tenho me deparado com um mundo novo. Novo e fantástico, cheio de possibilidades e coisas boas.
Você já se deparou com o fato de estar em um determinado lugar e, por questão de segundos, ter a impressão que estaria em outro lugar? uma espécie de ‘dejavu’? Pois é, estas e muitas outras ‘impressões’ que temos não passa de espasmos de realidades possíveis a qual a física quântica nos contempla.
Acontece que no nível subatômico das partículas elementares da matéria o funcionamento da vida é diferente do que percebemos em nosso ambiente natural. O átomo é uma minúscula parte de tudo que sabemos existir no universo. Tudo é feito de átomos. Você, eu, este computador, as estrelas….tudo! e no núcleo do átomo existe os prótons e nêutrons com elétrons à sua volta.
Até ai tudo bem. Já vimos isso no segundo grau. Acontece que os físicos quânticos descobriram através de exaustivos experimentos que o funcionamento dos elétrons no interior dos átomos está carregado de coisas estranhas, mistérios mesmo, que a mecânica clássica não consegue desvendar e quem tem dado a última palavra para o seu entendimento são os cientistas que passam a admitir que o ser humano e o cosmos estão integrados em um todo e não são independentes entre si.
Como assim?
Em primeiro lugar os elétrons não estão ‘girando’ em uma órbita como a planetária em torno do núcleo do átomo como fazia crer os primeiros estudos do gênio da física quântica Niels Bohr. Como ele mesmo percebeu mais tarde, os elétrons não ‘andam’ de um lado pro outro, não ‘viajam’, não se ‘locomovem’. Eles se manifestam. Isso mesmo, eles aparecem e desaparecem. Isso é fantástico! E mais! eles, quando recebem energia de fora saltam de órbita e quando emitem energia pra fora, saltam de volta. Simples assim. Desaparecem numa determinada órbita em torno do núcleo e aparecem numa outra órbita. Como se a terra pudesse desaparecer da sua órbita original em torno do sol e aparecesse na órbita de outro planeta do sistema. Loucura não?
Mas o que isso quer dizer?
Quer dizer que se nosso corpo é feito de átomos e estas propriedades estão agindo agora mesmo dentro de nós, mesmo sem percebermos. Quer também dizer que, baseado neste princípio, nós podemos dar um ‘salto’ de qualidade em nossa realidade atual. Basta querer.
Basta querer?
Sim. Os experimentos físicos (exemplo do experimento da dupla fenda) mostraram que um dos mistérios do funcionamento do elétron é que hora ele se comporta como partícula, matéria, hora ele age como onda, energia. E o mais interessante é que o colapso da função de onda, ou seja, a mudança de estado de energia para a matéria, depende da interação com o observador. Aquele que observa o elétron pode mudar seu estado. Quer dizer que o observador atento pode mudar a realidade a sua volta.
Ao exprimir seu querer, seu pensamento focado, alguém pode colapsar a função de onda ou melhor, pode materializar o que está pensando e querendo. Pode mudar a sua realidade. Isso é fantástico!
Segundo a física quântica o local exato onde o elétron é observado como partícula é apenas uma das inúmeras possibilidades de locais dele aparecer. Portanto a realidade que vivemos agora é apenas a que observamos, sem detrimento das outras realidades simultâneas possíveis que estamos vivendo. Por exemplo: Se você vai ao supermercado fazer compras, esta é apenas uma dentre as muitas possibilidades de você se encontrar neste mesmo tempo. É simplesmente a realidade que você está observando neste momento. Você, neste mesmo instante no espaço/tempo, pode ter preferido ficar em casa ou ter ido ao clube ou ter ido ao shopping. E de fato você fez tudo isto ao mesmo tempo sem perceber. Aliás, você só percebeu ter ido ao mercado. Doidera não?
Uma vez que podemos, de forma consciente, dar uma salto quântico em nossa realidade, porque permanecermos no marasmo? Agora sabemos que temos as rédeas de nossa vida em nossas mãos. Podemos decretar as mudanças que queremos pra nossa vida pessoal, profissional, sentimental, com a simples aplicação de técnicas quânticas do pensamento consciente, focado e energizado, pois a energia colapsa e materializa o que observamos.
Experimente passar um dia inteiro assistindo a programas de televisão daqueles que mostram os crimes cometidos nas grandes cidades do país. É morte pra cá, ameaças pra lá, só coisas negativas acontecendo com as pessoas. Ao sair na rua seu pensamento vai colapsar medo, insegurança e você vai achar que aquelas coisas podem acontecer com você a qualquer momento. Você acaba materializando esses sentimentos.
Do contrário, se você acalmar a mente em um momento de paz e meditar sobre seus compromissos, seus encontros, seu trabalho…enfim, todo seu dia, de uma forma positiva, consciente, dará ordem às coisas e sua realidade será exatamente essa.
Legal né. Isso não é esoterismo ou mesmo religião. É mecânica quântica.
Vamos combinar de falar disto mais vezes? feito.
Té mais.
Nelio Coelho