A face má da utopia

Mario Gomes
Aug 25, 2017 · 3 min read
Arte baseada no filme What Happened to Monday?

O que fazer quando a população humana coloca a própria existência em risco por conta do consumo exponencial dos finitos recursos terráqueos? Neste mês a Netflix lançou a obra fílmica Onde Está Segunda? que nos mostra como um governo fictício, a Federação Europeia, responde a tal questão através de práticas autoritárias e até mesmo genocidas o que demonstra que as mais terríveis realidades são forjadas pelos sonhos mais belos.

No início do filme vemos algumas cenas de nossa escatologia moderna, as mudanças climáticas, causada pelo principal inimigo da humanidade: a própria espécie humana. As mudanças climáticas causam fome em massa, mas os cientistas europeus criam alimentos geneticamente modificados que resolvem o problema da fome, mas criam um novo desafio: aumento gigantesco da população humana.

Então, a Federação Europeia cria um projeto para lidar com o problema da superpopulação que é a implantação da política do filho único e a criogenização de crianças através da Agência de Alocação Infantil dirigido por Nicolette Cayman para acordarem num futuro sustentável. Após algumas cenas sobre tais modificações sociais vemos Terrence Settman contemplando suas sete netas, enquanto recebe a notícia de que a filha Karen não resistiu ao parto. Diante da política do filho único Terrence decide que as garotas assumirão uma única identidade. Então, cada uma recebe um dia da semana como nome para usar na família, porém o único nome que elas devem usar fora do lar é Karen Settman para não correr o risco de serem descobertas pelos agentes de Nicolette.

No entanto, Segunda após ter sido promovida não retorna para a casa e as outras se veem receosas com a possibilidade de que o segredo delas tenha sido revelado. Terça decide sair de casa para mais um dia de trabalho de Karen, mas é pega pelos agentes e colocada em um quarto da Agência além de ter o olho esquerdo arrancado para abrir portas que utilizam o escaneamento da retina como chave. Sobre este detalhe é interessante observar que a sociedade é altamente tecnológica, mas as benesses da ciência são distribuídas de forma muito desigual.

Após várias cenas de ação descobrimos a verdade sobre o processo de criogenização: os infantes eram colocados numa câmara e recebiam uma dose letal para logo em seguida terem o corpo incinerado. Assim, centenas de milhares de crianças foram mortas na Federação Europeia em nome da criação de uma sociedade harmônica com o planeta. No final do filme Cayman é condenada a morte, enquanto que Terça e Quinta continuam vivas. Na última cena vemos as duas juntamente com o amigo Adrian observando úteros artificias com as centenas de fetos de Segunda.

Utopias são perigosas, pois tornam a existência de grupos humanos de pouca importância diante da felicidade perpétua de toda a humanidade. Consideramos uma monstruosidade quando atos deste tipo são postos em prática, mas e se fossem realizados para concretizar a sua utopia? Será que ainda acreditaria que se trata de um crime ou como Cayman diria que foi feito o necessário para o bem-estar de todos? Devemos pensar sobre isto enquanto as distopias ainda são tão fictícias quanto a Federação Europeia.

Texto escrito por Mário Pereira Gomes

Bibliografia:

Filme What Happened to Monday? Disponível em: www.netflix.com

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade