quanto maior o financiamento da campanha maior a publicidade.
Vinicius Santana
11

Eu discordo. Quanto maior a passividade do eleitorado, maior a publicidade. O candidato se comunica porque é dever dele, não porque tem mais ou menos dinheiro. Trabalho com isso e sei que nenhum candidato gosta de contratar um marketeiro a peso de ouro, ou ficar refém de financiadores. Faz isso porque não tem escolha. A estrutura de custos de uma campanha e a passividade dos eleitores faz com que seja necessário um investimento gigantesco em comunicação.

Para reduzir essa estrutura no legislativo, só reduzindo a distancia percorrida ou removendo o ls votos nominais. O segundo caso é preocupante dado o habito de voto do brasileiro (que vota no candidato e não na legenda).

Para reduzir a estrutura de campanha nos cargos majoritários (executivo e senado) tem de se engajar a população. Essa é a ÚNICA saída. Caso contrario, quem falar mais alto, mais bonito ou gastar mais dinheiro vai naturalmente ter mais vantagem, pois de nada adianta um plano de governo ótimo se ele não é bem comunicado.

Menos dinheiro para as campanhas é consequência, não causa da melhor política! Caso fosse causa, não haveria caixa 2 e financiamento ilegal de campanha…