Como encerrar bem um ciclo?

6 questões vão te ajudar nesse desafio.

Nos processos de Coaching os clientes chegam com bastante ansiedade para planejarem e visualizarem os passos futuros, desejam logo partir para o plano de ações para saírem da situação em que se encontram. Esse sentimento é muito natural quando estamos insatisfeitos ou incomodados com algo em nossas vidas.

Meu convite para 2019 e para todos os ciclos que pretendemos iniciar: é imprescindível fecharmos muito bem o ciclo atual para que o seguinte seja melhor. O final do ano é uma boa época para isso, certo?

Não é possível pularmos etapas se sonhamos com algo diferente. Primeiro precisamos "amarrar" bem aquela conversa incômoda, encerrar padrões que não queremos que se repitam, mudar hábitos que não nos cabem mais, sermos gratos por tudo de bom que recebemos incluindo os desafios (nada fácil, mas necessário). Enfim, seja nesse momento do ano ou em qualquer outro que você deseje encerrar algo: finalize de forma estruturada e seja honesto com você mesmo e com os envolvidos nesse processo.

Vamos lá?

Pegue um papel e uma caneta e escreva uma carta para você mesmo ou para o Papai Noel se quiser colocar uma pitada de diversão nessa carta rs: como foi 2018 para mim? Escreva livremente. Depois responda:

1 — O que me faz ser grato?

2 — O que aprendi sobre os problemas e dificuldades que enfrentei?

3 — Que habilidades desenvolvi (profissionais, relacionais, emocionais) nesse ano?

4 — O que preciso deixar morrer em mim para que renasça algo novo?

5— Que ações concretas ainda preciso cumprir para encerrá-lo bem? Qual é o prazo para cada tarefa? Lembrando que temos apenas mais alguns dias.

6 — Após ter realizado cada uma das tarefas acima, como me sinto para o próximo ciclo que se inicia? O que levo comigo?

Sugiro enrolar essa carta como um pergaminho e colocar um laço bem bonito para fechá-la. Se preferir entregue à alguém, ao Papai Noel rs (como um sinal de desapego, para deixar ir o que realmente já se encerrou) ou guarde para ler no final do ano que vem. Fica a seu critério.

Se ainda assim quiser começar a planejar o ano seguinte, leia esse texto para ajudar: "5 passos para planejar o novo ano de forma efetiva".

Bom fechamento de ciclo e boa abertura para um novo que se inicia!

___________________________________________________________________

Me conte aqui como você se sentiu nesse processo. Se tiver dúvidas e quiser aprofundar, marque uma sessão comigo: contato@marisabussacos.com.br