Desafio literário para 2018: 15 livros em 15 categorias

Mariana Medina
3 min readJan 10, 2018

--

Ainda em tempo, venho compartilhar minhas metas de leitura para 2018. Afinal, ainda cabe um livro (ou mais) em janeiro!

Voltando um pouco no tempo, eu sempre amei ler e trocava a matéria da prova de matemática por um livro sem nem pensar duas vezes. Com essa zoeira de adolescência, festinhas, seriados, intercâmbio e smartphones, meu ritmo diminuiu. E muito! Cheguei ao ponto de nem terminar os livros que começava, porque não conseguia me livrar de distrações e me concentrar na leitura.

Em 2016, na tentativa de resgatar meu prazer pela leitura, coloquei como meta pessoal ler um livro por mês. Parece pouco, né? Mas acredite, não foi tão fácil assim. Para mim, foi um processo de resgatar um hábito meio perdido, criar horários fixos de leitura e por fim, voltar a ler naturalmente e realmente sentir falta das histórias escolhidas. Saldo do ano: 22 livros.

Em 2017, dobrei a meta e comprei um Kindle. Eu era 100% a favor dos livros de papel, mas sim, traí meus princípios e digo mais: foi um dos melhores investimentos que já fiz! A leitura flui com muito mais facilidade, você pode carregá-lo para qualquer lugar, pode ler até no escuro e aproveitar qualquer sala de espera para ler um capítulo mais. Saldo do ano: 30 livros!

E então, qual é o desafio de 2018?

E tanta contextualização para quê? Quando falei sobre abandonar livros e readquirir o hábito de ler, resolvi colocar parte disso na meta de 2018, também conhecida por mim como “Os abandonados”. Mas aí coloquei essa meta dentro de outro desafio. What?

Em uma imagem:

Imagem: Pinterest

O desafio deste ano então é: retomar alguns livros abandonados, mas que sempre quis ler. Principalmente alguns mais maçantes — Alô, Dom Quixote! — e que exigem um pouco mais de concentração e paciência. Após dois anos de "retreinamento” literário, quero me desafiar novamente, mas dentro das categorias acima.

Infelizmente, ainda não encontrei livros para preencher todas as categorias. Que tal me indicar um?

Os escolhidos de 2018

Finalmente, dentro dessa proposta, minhas escolhas para o ano (até então) são:

  1. Um livro escrito por uma mulher: Tempo entre costuras — Maria Dueñas
  2. De um autor que você nunca tenha lido: Sapiens (Uma breve história da humanidade) — Yuvan Noah Harari.
  3. De um autor nacional: Pssica — Edyr Augusto Proença
  4. Que ganhou o prêmio Pulitzer: Toda a luz que não podemos ver — Anthony Doerr
  5. Publicado neste ano: Más allá del invierno — Isabel Allende
  6. Publicado no em que você nasceu: Violetas na janela — Vera Lúcia Marinzeck
  7. Que tenha mais de 100 anos: Dom Quixote — Miguel de Cervantes
  8. Que o título tenha apenas uma palavra: Rayuela — Julio Cortázar
  9. Com números no título: ?
  10. Com uma cor no título: Hibisco Roxo — Chimamanda Ngozi Adichie
  11. Baseado em fatos reais: As boas mulheres da China — Xinran
  12. Uma biografia: Paula — Isabel Allende
  13. Que tenha virado filme ou sido adaptado para TV: Assassinato no Expresso Oriente — Agatha Christie
  14. Que lembre sua infância: O Jardim Secreto — Frances Hodgson Burnett
  15. Que você termine em um dia: Bonsai — Alejandro Zambra

Bônus!

Como nos anos anteriores consegui ultrapassar as metas, separei também alguns livros extras que também pretendo ler em 2018. Alguns são de categorias já preenchidas ou que não se encaixam em nenhuma delas. Confira!

E aí, qual sua meta de leitura para este ano? Tem alguma sugestão de livro para me ajudar a completar as categorias em aberto deste desafio? Me ajuda nessa!

--

--