Olhar terapêutico para o empreendedorismo

Estamos em constante desenvolvimento, quer estejamos conscientes disso ou não. Nessa visão de desenvolvimento continuado, tudo vira ambiente de prática. Todas as relações serão nosso templo e todas as pessoas nossos mestres. Vamos nos dando conta de que se fugirmos será mais lento e tortuoso. Se o obstáculo aparecer, melhor enfrentar rápido, doer rápido, entender causas e condições, curar, sarar. E vamos limpando. Somos um faxineiro do ser.

Fugir é assim: “ela/ele me fez mal, estou ferida, não gosto dela/dele” e aquela mágoa nos persegue. Volta mil vezes. É algo que não tivemos habilidade para lidar.

Da minha parte tomei o caminho das empresas como prática. Sempre achei aquilo estranho. Antes eu era funcionária e me sentia invadida, abusada. Resolvi fazer faculdade de administração de empresas e acabei sendo treinada para virar a abusadora.

Há uma normose que já foi diagnosticada e que precisa ser tratada. Precisa de terapia na empresa. Mas não é muito fácil, pois mexe nas bases, no sustento, no dinheiro e na centralização de renda. Mexe no âmago das identidades ilusórias que pairam no vácuo do universo achando que são, e que são tudo, que são mais.

Mexe em tudo aquilo que é lúdico e que parece que “é” de verdade: leis, matemática, nascimento, morte… Só que sempre vai abrir uma fenda no ser, uma rachadura na solidez. Inevitavelmente vai abrir um buraco horroroso no jardim. E a gente vê impérios caindo, ricos e famosos suicidando, famílias ruindo, presidentes sendo presos.

A prática segue nas relações, com um enfoque especial nas empresas. A solução já existe. Nós só precisamos entender, vermos o benefício e estarmos aptos a funcionar de outra maneira. É um processo interno que irá refletir no mundo externo. Quando nos organizamos internamente de outra forma, o mundo ao redor muda também. É um florescer ininterrupto. Mas não se iluda. No final não há caminho. Evoluímos sem sair do lugar e esse é o nosso maior sorriso. O sorriso que sempre esteve presente.

Somos Evolucionários.
Veja os vídeos no Youtube. https://www.youtube.com/channel/UCqYbtaLaEh5IkMM9YQQ9Bvg

Marjorie Jonsson.

Cultivadora da Paz.
Facilitadora da Gestão por Mandalas.
Cantora nas horas vagas ;D
Administradora — Pucrs