Como conseguir um convite no Dribbble — Funcionou comigo!

Dribbble é mais do que uma rede social. É uma fonte de inspiração e feedback, onde podemos praticar e melhorar nossas habilidades expressando livremente a nossa criatividade da melhor forma possível.

Nele, qualquer um pode se inscrever curtir e seguir outros usuários, mas a sua grande diferença, é que você só pode ir pro próximo nível de interação como fazer comentários e shots (postar projetos), se for convidado por alguém que já faz parte da rede.

Contanto o que dificulta isso é que o Dribbble distribui esses convites periodicamente para os membros, chamados como players, por isso a quantidade de convites é limitado. Essa ideia de controle de qualidade através da exclusividade não é muito comum em redes sociais, embora isso pareça funcionar muito bem para este site, pelo menos em termos de manter a aparência boa.

Como ser convidado

Conheça algumas sugestões que com certeza vão aumentar as suas chances de ser convidado.

Não existe muito segredo nisso, contanto que o seu portifólio é composto por bons designs, caso contrário, recomendo primeiro você focar em construir um bom portfólio pra depois pensar no Drible, se não você só correrá o risco de perder tempo.

1. Inscreva-se no site

https://dribbble.com/signup

Certifique-se de marcar você como um Prospect* nas configurações da conta.

*Prospects são os designers que gostariam de compartilhar seu trabalho no Dribbble.


2. Encontre alguém doando um convite

Existem vários sites que divulgam quais são os players doando convites, mas a melhor maneira é procurar no próprio Dribbble, basta pesquisar por “Dribbble Invite Giveaway” e filtrar por mais recente.


3. Siga as condições estabelecidas

Normalmente os players solicitam algumas, condições, como curtir algum shot, segui-lo na rede ou simplesmente lhe mandar um e-mail com o seu melhor shot.

https://dribbble.com/shots/2754845-Dribbble-invite

4. Escreva uma carta de solicitação

É aqui que entra um grande diferencial, várias pessoas vão se aplicar, então, busque ser simples e direto, deixe que o seu shot fale por você.

Hi Bujar Ljubovci,
I saw your shot on Dibbble here. And decided to participate.
I completed all the conditions.
This is my account on Dribbble markcnunes.
My portfolio on Behance and my best shot:
I would be very glad to get an invite from you.
Yours sincerely,
Mark Claus Nunes

Dicas extras:

  1. Como sinal de educação não se esqueça de agradecer ao player em seu primeiro short.
https://dribbble.com/shots/2782708-Hello-Dribbble-Let-s-Play

2. Filtre as aplicações apenas com membros que tenham o estilo de trabalho parecido com o seu, isso aumentará as chances dele se identificar com o seu design e te dar um convite.

Resumindo a ópera, Dribbble é um lugar para mostrar, comentar, promover, descobrir e explorar design. Você não vai querer ficar fora disso vai? Eu espero poder te ver em breve lá! 🙏

___
Obrigado por apertar o ♥ se você gostou desse artigo, isso vai me inspirar a escrever mais sobre isso! Espalhe o amor ☻.

Texto revisado por Mariana Oliveira, muito obrigado!