O que faz uma UI ser consistente.

A principal razão pela qual você deve se preocupar com a qualidade do seu design UI é a satisfação de seus usuários e pode-se dizer que a consistência do design é uma chave importante para um projeto bem sucedido.

Importância do UI

Como diria o Goodui.org:

Uma User Interface de qualidade tem taxas de conversão elevadas e é fácil de usar. Em outras palavras, é bom para ambos os lados, tanto para empresa como para os usuários.

O que a Consistência Visual significa para o usuário?

Ao fazer uso consistente de elementos de design visual, incluindo cor, tipografia e layout, você pode garantir um bom fluxo de ações.

Uma UI bem desenvolvida é fácil em treinar pessoas para usá-lo e reduz seus custos de treinamento e suporte, pois os usuários não precisam de muita ajuda para interpretá-la. Isso gera mais satisfação do usuário e são maiores as chances deles voltarem em seu site, usar seu aplicativo e outros produtos.

Benefícios da Consistência Visual

  • Aumento da Usabilidade
  • Estabelece uma comunicação perfeita com o usuário
  • Evoca uma forte resposta emocional

Neste artigo, nós compartilhamos 3 importante detalhes para criar designs consistentes de interface de usuário.

Tipografia

http://getcraftwork.com/fjord-landing-page/

Muitos designers acham que o uso da tipografia se baseia apenas em escolher uma fonte, tamanho e seu peso. Mas há muito mais para explorar na tipografia e é nos detalhes que os designers muitas vezes negligenciam. Para criar consistência na tipografia é preciso concentrar-se também em: tipo, estilos de texto, tamanhos, cores e espaçamento.

Os título e os parágrafos devem permanecer fiéis a si mesmos. Evite utilizar muitas fontes, isso cria inconsistência na formatação tipográfica e prejudica a leitura dos usuários. Para ajudá-lo a elaborar um padrão visual sempre que estiver criando lembre-se de fazer ligação as tags de codificação:

A tag título mais importante é a tag h1 e a menos importante é a tag h6. Em HTML codificar as tags de cabeçalho de h1 a h6 formam uma hierarquia. Isto significa que se você ignorar qualquer um dos números de etiqueta (ex. Saltar h1–h3) a estrutura título será quebrado, e isso não é ideal para SEO na página.

Simplicidade

https://dribbble.com/shots/1803843-Material-Design-UI-Kit-PSD-Free-Download

Procure se comunicar com clareza, simplicidade e na linguagem do próprio usuário. Utilizar elementos consistentes pode melhorar drasticamente a usabilidade de um produto.

Experimente reduzir a sua concepção até suas principais características, deixando os recursos avançados escondidos em abas que permanecem fora do caminho. Isto torna mais fácil para se concentrar em seus objetivos principais e projetar uma interface simplificada.

Lembre-se sempre dos seguintes pontos:

  • Conheça o seu usuário
  • Fale a sua língua
  • Projete para usuários iniciantes, qualquer um deve ser hábil de utilizar o seu produto.

Isso irá ajudá-lo a entregar um design que seus usuários já estão familiarizados.

Identidade Visual

https://dribbble.com/shots/2338934-Free-Sketch-Blog-UI-kit

O layout pode variar entre as telas, mas é vital que o produto apresente um padrão visual para o usuário.

Para o tratamento visual consistente você deve assegurar a coerência entre todos os elementos da interface do usuário. Isso significa que todos os componentes relacionados devem ser exibidos de forma semelhante.

A única maneira que você pode garantir a consistência dentro de sua interface é estabelecer padrões visuais que provém dos princípios do design: Eixo, Simetria, Hierarquia e Ritmo. Mais detalhados em:

Conclusão

Priorizar como seus elementos de interface do usuário são exibidos visualmente é algo que você não deve ignorar ao criar o seu layout. Com técnicas de design consistentes você vai gerar uma boa experiência de usuário, garantindo que os usuários interajam com o projeto por longos períodos e também diminuir os custos de treinamento e suporte.

Portanto…

Esboce suas idéias antes de começar a criar no software, pense e reavalie cada elemento!

Gostou da matéria? Deixe um comentário a sua opinião é muito importante para o UI Lab.School!