Origens de símbolos comuns em UI

Mark Claus Nunes
6 min readOct 28, 2017

--

Você vê e usa todos os dias, mas sabe de onde eles são? Quase todos os símbolos comuns têm uma história interessante por trás deles.

Photo by Mia Baker on Unsplash

Há uma razão pela qual o USB se parece com um tridente e o botão de pausar tem duas barras verticalmente alinhadas. Surpreendentemente, as origens de alguns dos símbolos de UI não originaram por causa da indústria de computadores e eletrônicos, suas fontes estão presentes na história, na natureza e na psicologia. Acontece que eles são mais universais do que pensamos.

POWER

Os engenheiros da Segunda Guerra Mundial usaram o sistema binário para rotular botões de energia:

1 significava “ligado” e 0 significava “desligado”

Em 1973, a Comissão Eletrotécnica Internacional codificou vagamente um círculo quebrado com uma linha dentro dele como “estado de energia de reserva”. O IEEE, no entanto, decidiu que era muito vago e alterou a definição para simplesmente significar Power / Energia.

COMMAND

De acordo com Andy Hertzfeld, da equipe de desenvolvimento do Mac. Ao trabalhar com outros membros da equipe para traduzir comandos das funções para o teclado, Hertzfeld e sua equipe decidiram adicionar uma chave de função especial. A ideia era simples: quando pressionada em combinação com outras teclas, essa “tecla Apple” selecionaria o comando da função correspondente. Jobs odiava, mais precisamente, o símbolo usado para representar o botão, que era o logotipo da Apple. Jobs argumentou que “Há muitas maçãs na tela! É ridículo! Nós estamos utilizando o logotipo da Apple em vão!”.

Então decidiram utilizar um outro símbolo, no qual a artista de bitmap Susan Kare encontrou em um dicionário de símbolos internacionais e encontrou um símbolo floral que na Suécia indica uma conexão importante em um acampamento. Esse símbolo também é conhecido como o loop Gorgon, splat, loop infinito e no padrão Unicode, um “sinal de lugar de interesse”.

BLUETOOTH

Esse símbolo é uma combinação das duas runas que representam as iniciais de Harald Blåtand, um rei dinamarquês do século 10 que conhecia bem blueberries e tinha seus dentes sempre tindigos de azul. O primeiro receptor Bluetooth também tinha uma forma “semelhante a dentes” e era azul. Mas a interação simbólica não termina aqui. Harald foi fundamental para unir as facções nas guerras em áreas onde são agora a Noruega, a Suécia e a Dinamarca , assim como a tecnologia Bluetooth é projetada para permitir a colaboração entre diferentes indústrias como a computação, celular e outros dispositivos.

USB

O ícone foi desenhado para se parecer com o Tridente de Neptuno. Em vez dos triângulos pontiagudos na 3 pontas da lança, os criadores do USB decidiram alterar as formas para um triângulo, quadrado e círculo. Isso foi feito para significar que todos os diferentes peças poderiam ser anexados usando o padrão.

Play

Os símbolos Play / Pause não foram originados para computadores, eles abriram caminho para teclados, players de mídia (reais e virtuais) e todos os outros dispositivos capazes de reproduzir áudio ou vídeo. Infelizmente, nem o triângulo apontando para a direita nem as barras de pausa dupla parecem ter uma origem definitiva. Eles apareceram pela primeira vez como símbolos de transporte de fita em discos de fita de carretel para bobina durante meados da década de 1960. Em alguns casos, eles foram acompanhados pelo (duplo triângulo) rebobinar e símbolos de avanço rápido. A direção da seta indicava a direção em que a fita se movia. Simples dessa maneira.

Pause

No que diz respeito ao símbolo de pausar, muitos falam que se parece com uma conexão aberta em um esquema elétrico. Outros dizem que é simplesmente um símbolo uma peça solida com um espaço vazio no meio. E ainda existe outra teoria que sua origem é mais clássica, que esse símbolo origina de um nota musical chamada caesura que indica espera ou pausa.

Sleep

Sua função era representada pelo símbolo de “espera” mas as pessoas ficaram confusas com “o estado de espera”. Parecia contra intuitivo para um dispositivo eletrônico não estar ligado nem desligado. Então decidiram substitui-lo pelo modo “dormir”, para representar o estado onde os seres humanos não estão ligados ou desligados. Hoje, uma lua crescente é o símbolo que de fato simboliza o estado do sono em dispositivos na América e Europa, seu poder metafórico é inegável! Porém se você viajar para o Japão, provavelmente verá o botão Zzzz.

@ (Arroba)

Sabe-se por muitos nomes: o caracol (França e Itália), o pequeno rato (China), a cauda do macaco (Alemanha). Em 1971, o programador Raymond Tomlinson, decidiu inserir o símbolo entre os endereços da rede de computadores para separar o usuário do terminal. Antes do uso de Tomlinson, o @ também estava presente no teclado do American Underwood em 1885 como um símbolo contábil de taquigrafia que significava “à razão de”. Alguns sugerem que a @ tem suas origens no século VI, quando os monges o adotaram como uma maneira de escrever a palavra em Latin Ad, que significa “em direção” ou “para”. Prevenindo de não ser tão facilmente confundida com AD, que significa Anno Domini , ou o marcador para anos após o nascimento de Cristo.

Firewire

Em 1995, um pequeno grupo da Apple, propôs projetar um símbolo que poderia refletir com precisão a nova tecnologia na qual estavam trabalhando. Originalmente concebido como uma alternativa em série ao SCSI, o principal atrativo do FireWire era que prometia conectividade de alta velocidade para equipamentos de áudio e vídeo digitais. Assim, os designers optaram por um símbolo com três dentes, representando o vídeo, o áudio e os dados. Inicialmente, o símbolo era vermelho, mas depois foi alterado para amarelo por razões desconhecidas.

Ethernet

Apesar de ser “inventado” muitos anos antes, aquilo que agora reconhecemos como o símbolo da porta Ethernet foi realmente projetado pelo David Hill da IBM. De acordo com Hill, o símbolo fazia parte de um conjunto de símbolos que pretendiam retratar as várias conexões de rede da área local disponíveis no momento. A matriz de blocos, que são propositadamente não hierárquicos, representam computadores / terminais.

Muito Obrigado por ler esse texto. Se você gostou, recomende, compartilhe, me mande uma mensagem no twitter ou responda se deseja discutir o assunto!

--

--