Comportamento do Consumidor -Segmentação de Mercado

Marketing Insights
Jun 1, 2017 · 3 min read

Hoje dou início a uma série de artigos, sobre o comportamento do consumidor, e não podemos começar falando de outra coisa senão segmentação de mercado.

Analisando o consumidor mercadologicamente vemos que não podem ser vistos todos de um mesmo modo. Os consumidores compartilham preferências e características semelhantes entre si e, ao mesmo tempo, diferentes em relação àquelas partilhadas por outros grupos.

Neste sentido faz-se necessário segmentar o mercado de forma que a empresa consiga abranger os grupos de consumidores específicos e assim conseguir atender seus desejos e necessidades.

O significa “Segmentação de Mercado”?

É o processo de divisão dos diferentes consumidores existentes no mercado em grupo menores, e cada grupo incluirá consumidores que possuem necessidades e desejos semelhantes e que possivelmente irão responder a um composto de marketing de maneira homogênea (Etzel, Walker e Stanton, 2001).

Com a divisão do mercado em segmentos menores, o estudo do comportamento do consumidor passa a ter um foco central em cada característica e padrões comportamentais de cada segmento. Detalhadamente é obtido um maior resultado sobre aquele grupo, fazendo que o segmento possa ser estudado profundamente sobre determinado assunto, se comparado ao conhecimento que se obtém quando um tipo de mercado é estudado sem utilizar nenhuma técnica de segmentação.

Sendo assim, é comprovado que o estudo do comportamento do consumidor deve considerar diferentes segmentos de mercado; ou então podemos generalizar a todos os segmentos existentes.

Ao realizar a segmentação de mercado alguns princípios precisam ser respeitados na medida em que se otimizam os resultados obtidos a partir de uma perspectiva gerencial. Sendo assim, divide-se os segmentos de mercado: identificável, mensurável, substancial, acessível, diferençável, acionável e durável.

Identificável:

Deve ser possível identificar semelhanças que permitam agrupar os indivíduos em um mesmo grupo.

Mensurável:

O segmento permite que se mensure o potencial de compra e dimensione as características dos consumidores agrupados.

Substancial:

Deve-se analisar se têm tamanho suficiente e potencial de rentabilidade que justifiquem a segmentação.

Acessível:

Os segmentos devem ser acessíveis, pois a empresa deve identificar grupos de consumidores cuja demanda possa ser atendida.

Diferençável:

O modelo de segmentação proposto deve-se também levar em consideração a diferenciação, pois há sempre um conjunto de características que distingue claramente os segmentos entre si.

Acionável:

Complementarmente, os segmentos identificados devem ser acionáveis, na medida em que seja possível, a partir do mix de marketing da organização, atrair e obter respostas dos consumidores de cada segmento.

Durável:

Por fim, os segmentos considerados para delimitar cada segmento devem ser relativamente estáveis e consistentes ao longo do tempo.

Respeitando esses princípios, o modelo de segmentação desenvolvido tende a ser mais útil para o estudo do comportamento do consumidor e a tomada de decisão gerencial. Quando não respeitados, pode-se obter segmentos de mercado que se confundem e muitas vezes, são pouco representativos.

Aguardem mais insights sobre comportamento do consumidor nas próximas semanas.

Por: Euller Castro
Fundador e Editor-Chefe na Marketing Insights

Fonte: Comportamento do Consumidor / Edgard M. Merlo e Harrison B. Ceribeli. — 1. Ed. 2014

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade