Riscos e desvantagens do Bitcoin

Markus Buhatem Koch
2 min readApr 23, 2017

--

Decidi reunir aqui uma série de artigos escritos em 2014 dos quais sou coautor. Este foi publicado em 16/02/2014 em http://milibit-info.blogspot.com.br/2014/02/riscos-e-desvantagens_16.html. O artigo não foi atualizado para refletir eventos ocorridos desde a sua publicação original.

No artigo anterior falamos sobre as vantagens da rede Bitcoin. Mas é claro que nem tudo são flores!

Elencamos alguns dos principais riscos e desvantagens associados a Bitcoin, na forma como a tecnologia se encontra hoje em dia:

  • Tempo de confirmação da transação: a rede Bitcoin leva em média 10 minutos para processar uma transação.
  • Baixa aceitação: ainda são poucos os estabelecimentos em que você poderá usar bitcoins como forma de pagamento. No Brasil, mais especificamente, o uso da moeda ainda é praticamente desprezível. Da mesma forma, há poucos usuários da moeda para que faça sentido a aceitação em massa por empresas. E quem aceitasse ainda teria que convertê-las para reais, pelo menos em parte, para arcar com seus custos (fornecedores, salários, etc.).
  • Falta de maturidade: as atualizações dos softwares que implementam o protocolo Bitcoin podem trazer consigo falhas difíceis de corrigir. Além disso, a infraestrutura da rede terá que evoluir para que atinja a mesma capacidade (em termos de transações processadas por segundo) das principais redes de cartão de crédito.
  • Alta volatilidade da cotação: isso dificulta a utilização de bitcoins como unidade de conta, e traz um risco para quem usa a moeda como reserva de valor, mesmo que por um curto período de tempo.
  • Hackers e vírus: se um hacker fizer uma compra com o seu cartão de crédito, a operadora do cartão não pode lhe cobrar o valor (se cobrar, deverá estorná-lo); já se ele roubar as suas bitcoins, você não tem a quem recorrer.
  • Dificuldade de aquisição: comprar bitcoins ainda não é algo trivial e envolve certos riscos, como a possibilidade de um calote por parte do vendedor. Abordaremos o assunto em um artigo futuro.
  • Risco de obsolescência: é possível que outra(s) moeda(s) com características mais interessantes venha(m) a suplantá-la, tornando essa tecnologia obsoleta.
  • Incerteza jurídica: ainda não está clara qual será a postura do Estado brasileiro perante moedas descentralizadas.

Em função de todos esses pontos, poderia-se citar como uma desvantagem adicional a necessidade de estudo por parte do usuário. Já estamos acostumados a lidar com dinheiro, contas correntes e cartões de crédito. Mas pelo menos por enquanto, para que se tenha bitcoins é altamente recomendado um estudo do funcionamento da moeda, além de conhecimentos mínimos de segurança digital.

Como dissemos, esses são riscos e desvantagens atuais da tecnologia. É possível que eles venham a ser contornados no futuro, assim como algumas das vantagens elencadas no artigo anterior podem vir a ser anuladas por evoluções nos sistemas de pagamento atuais. Mas nesse momento do seu aprendizado é importante que você tenha um panorama geral da situação presente.

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens de Bitcoin, talvez uma dúvida ainda esteja lhe incomodando: o que faz uma bitcoin ter algum valor? Quem estaria disposto a trocar dinheiro de verdade por uma quantia dessas “fichinhas digitais”? A resposta está neste próximo artigo.

--

--