Vida em comunidades: Antes de perguntar…

Olá galera, esta é minha primeira publicação e tive inspiração para redigir devido a alguns casos presenciados no cotidiano em comunidades. Antes de mais nada gostaria de dizer que todos, de principiantes até veteranos, estão suscetíveis ao que vou expor.
EVERYONEEEEEEEE, em algum dia da sua limitada jornada neste pedaço de chão, passaram ou passarão por algum fórum ou comunidade à procura de ajuda, da mesma forma que um aluno busca um professor quando tem dúvidas. Isto é normal, acalme-se. Porém, sempre cometemos pequenos erros ao utilizar esses meios. Erros estes que influenciam, e muito, para que outros se disponham em ajudar.

O que fazer antes de ir correndo para a comunidade?
Suponha que você tem um problema em suas mãos, certamente você irá direto para a comunidade procurando uma solução. Mas, já parou pra pensar que seu problema não é o único neste planeta? ;)
Ao dirigir-se diretamente para a comunidade sem antes pesquisar sobre uma solução para o problema, com certeza você terá pouco a falar sobre este.
Era uma vez… trabalhando em um empresa de tecnologia, tive um problema com o PHP e não fui capaz de pesquisar sobre o que poderia estar acontecendo. Cometi o breve deslize de procurar meu supervisor e dizer que o PHP estava dando erro e que meu código estava certo. Com um leve sorriso ele me disse: “Então quer dizer que é o PHP que está com problema? Reinstala ele, talvez resolva”.
A partir deste dia aprendi uma coisa muito importante: antes de qualquer coisa, pesquise. Dessa maneira você terá argumentos suficientes para conversar sobre seu problema caso não encontre uma solução.
Tenho um problema, o que fazer?

Suponhamos que você conheça o Google, ele é o segundo melhor amigo do homem. Garanto pra você que se fizer a pergunta certa ele te dará a resposta certa. “Ah, em português não consigo encontrar nada”, tudo bem, use o próprio Google para traduzir seu problema.
A melhor maneira de se buscar a solução é colocar o ERRO na íntegra, em sua totalidade, TUDO, sem vírgulas a mais ou a menos. Não encontrou algo satisfatório? Tente resumir seu erro. Ainda não? Concatene seu erro com o seu ambiente de trabalho, algo como “Token Mismatch Laravel” ou “500 internal server error JQuery”.
Leia as possíveis soluções e aplique-as. Mesmo após todos os esforços, todos os tipos de pesquisas, não encontrou uma solução? Agora é o momento ideal para ir até a comunidade. Com certeza você terá mais conhecimento sobre seu problema do que quando começou digitar as primeiras linhas, e acredite se quiser ou aplique em seu próximo problema, VOCÊ FARÁ A PERGUNTA CORRETA.
Mas lembre-se, para perguntar em comunidades é sempre bom fazer da maneira correta. Participando destas, aprendi a melhor forma de se expressar. Foi lendo o texto “Vida em comunidades: Aprenda a perguntar”, de Luiz Vinicius, que apresento minhas dúvidas da melhor maneira.
Conclusão
Espero que a partir deste ponto, você, eu, nós, iremos até a comunidade se realmente não encontrarmos uma resposta satisfatória na internet, pois, na grande maioria esmagadora dos casos a resposta está no primeiro link.
Obrigado, e abraços.