Living Offices | S05 Webinar_2| Fortalecer as relações entre as pessoas no trabalho

Marta Pinto
Living Offices
Published in
7 min readJul 14, 2022

Portugal [Go to EN Version]

André Henriques, Ah!PHOTO

Há dois anos que fomos desafiados a reimaginar as maneiras de trabalhar e os espaços do escritório. Depois de muitos meses a viver em período de pandemia e a sermos obrigados a trabalhar remotamente, muitas empresas reorganizaram os seus modelos de trabalho. A capacidade de transformação e adaptação das empresas, levou a repensar e adotar diferentes modelos de trabalho.

Do modelo presencial de trabalho, onde as pessoas se cruzavam todos os dias no espaço do escritório, para um modelo totalmente remoto, algumas empresas optaram por adotar este modelo de trabalho de forma permanente. Outras organizações encontraram respostas nos diferentes modelos híbridos, onde pode haver alguns dias fixos ou flexíveis em que os colaboradores vão até ao escritório.

Porque somos humanos, temos capacidade de nos adaptar.

As adaptações que estas transformações trazem afetam a forma como as pessoas se relacionam no trabalho, e também a organização dos espaços do escritório. Como se antecipou no primeiro webinar do Living Offices em 2020, a haver regresso aos espaços do escritório, há coisas que necessariamente vão mudar, e o foco estará sempre nas pessoas e em potenciar a relação entre elas.

Neste segundo webinar do Living Offices, já em 2022, voltamos a refletir coletivamente sobre o tema: fortalecer a relação entre as pessoas no trabalho. Algumas questões que nos ajudaram a pensar:

  • Como estamos a envolver as pessoas nos diferentes modelos de trabalho?
  • Como estamos a facilitar a relação entre as pessoas?
  • O que estamos a valorizar nos espaços para um regresso parcial ao escritório?

Convidámos 5 pessoas de diferentes empresas em Portugal para o webinar, para a partilha de ideias e práticas sobre como se está a pensar o fortalecer a relação entre as pessoas no trabalho. Uma partilha de experiências e perspectivas sobre como se está a viver estas relações, quando os modelos híbrido ou totalmente remoto são a prática atual:

As diferentes perspectivas partilhadas, trouxeram ideias que se cruzaram pela proximidade, outras diferentes e muito relacionadas com a cultura de trabalho, e ainda outras que geraram curiosidade. Sempre com a boa disposição e a generosidade de quem traz a vontade de mudar e melhorar.

As pessoas ainda vão ao escritório?

O regresso ao escritório é uma experiência diferente em cada empresa.

O modelo híbrido que abraça a flexibilidade entre o trabalho no escritório e em casa foi adotado em todas as empresas que convidámos para a conversa. Desde os modelos que se estruturam com a ida ao escritório 2 dias presenciais por semana, e os restantes 3 dias em casa. Outros que não prevêm um número de dias para estar no escritório e assim mantêm a flexibilidade total, a outros que prevêm que as pessoas optem por estar maioritariamente a trabalhar a partir do escritório ou a partir de casa.

Com qualquer destes modelos, todas as empresas estão dedicadas a criar momentos de encontro no espaço do escritório, para permitir às pessoas e às equipas terem momentos para se conhecerem melhor, socializar e trabalhar de modo colaborativo e mais criativo. A ideia da adoção flexível do modelo híbrido de trabalho, esteve presente ao longo desta uma hora de boa conversa.

Espaços colaborativos e de foco

O que é que se pode oferecer no escritório, que as pessoas não têm em casa?

Durante o período de confinamento, no processo de ouvir as pessoas em que algumas empresas juntamente com equipas piloto, compreenderam que os espaços para trabalho colaborativo tinham ganho, para todos, uma nova importância.

A maior parte dos escritórios tinham já estes espaços, enquanto outros procuraram transformar espaços existentes ou até criar novos espaços para trabalho em conjunto. Espaços amplos de auditório, que podem estar no centro do escritório, e que servem para encontros maiores como eventos internos, ou que servem para encontros entre pessoas e equipas para um momento de trabalho em conjunto.

O que também pode faltar em casa são os espaços ideias para momentos de foco. Estes espaços no escritório são pensados para estarem mais isolados e ao mesmo tempo estarem em contacto com as pessoas no escritório.

Entre espaços que já existiam, ou espaços de trabalho criados de novo, a principal adaptação foi garantir que estão totalmente equipados para garantir o trabalho confortável de uma equipa a trabalhar num modelo híbrido.

Espaços para socializar

Os momentos do dia-a-dia no escritório que trazem a possibilidade de socializar, trazem um sentimento de conforto e de pertença. A simplicidade de alguns hábitos, como tomar um café e fazer uma pausa para conversar num espaço confortável, promovem momentos de partilhas e encontros.

Manter e ampliar estes espaços para que estes momentos continuem a acontecer, são encarados como benefícios para quem regressa ao escritório.

Habitualmente estes momentos acontecem nos espaços de copa, agora também alargados para serem espaços de encontro onde se pode estar a conversar ou ter uma reunião informal. O feedback é muito positivo.

Os espaços de convívio e encontro continuam a ser celebrados e utilizados. Sobretudo os espaços ao ar livre ganham renovado destaque para o dia-a-dia. Estes espaços são ainda mais previligiados para eventos, seja para eventos da empresa, festas ou para descontrair ao final do dia: com um food truck no jardim como acontece na NEW Work, ou o MegaBeat, o famoso elétrico de Lisboa especialmente desenhado para a PHC.

Momentos para fortalecer as relações

É quando estamos em conjunto a fazer outras coisas que não seja trabalhar, que passamos a conhecer os muitos outros lados de cada pessoa. Para facilitar isso, cada empresa tem feito acontecer diferentes eventos no escritório e em modo remoto.

Juntos no escritório:

  • Celebrar todas as ocasiões especiais, como as festas de aniversário da empresa, momentos especiais da cultura de cada escritório
  • Food Truck no jardim à sexta (NEW Work)
  • Cuidar da horta comunitária ou dos jardins internos (Premium Minds e Critical Manufacturing)
  • Hora de aprender a fazer cocktails de café, ao som de um DJ (Nespresso Professional)

Porque somos humanos, temos capacidade de nos adaptar, e há muitas iniciativas a pensar em fortalecer as relações mesmo quando se está em remoto:

  • Together at home, com jogos online (PHC)
  • Lunch Roulete, em que se sorteia aleatoriamente pessoas que vão almoçar juntas (Premium Minds)
  • Podcast sem filtros, onde as pessoas convidadas são colaboradores, e onde se fica a conhecer o seu lado B, o lado para além do trabalho (Critical Manufacturing)
  • Get togethers como o café virtual (Nespresso Professional)

No escritório ou em casa, porque somos humanos, temos necessidade de estar em conjunto.

--

--