Os sete planetas e a água líquida!

Marussia Whately
Feb 25, 2017 · 2 min read

Semana passada astrônomos comemoram a descoberta de sete planetas de tamanho semelhante à Terra na órbita da pequena e gelada “Trappist-1” . . Ano passado, tivemos o anúncio da “Proxima b”, que é bem semelhante. Ou seja, não é de hoje que pesquisadores encontram planetas orbitando outras estrelas que não o nosso Sol, os “exoplanetas”. Cerca de 3.000 deles são conhecidos e existem outros 2.5000 candidatos.

NASA & TRAPPIST-1: A Treasure Trove of Planets Found (https://www.youtube.com/watch?v=bnKFaAS30X8)

Então por que esta descoberta é tão fantástica?

Além de tamanhos semelhantes, eles estão muito próximos uns dos outros e três deles estão na chamada “zona habitável”, aquela onde pode existir água líquida, e portanto vida. Sim, não é qualquer água, é água líquida, onde existe vida!

NASA & TRAPPIST-1: A Treasure Trove of Planets Found https://www.youtube.com/watch?v=bnKFaAS30X8

Recomendo assistir este video: https://www.youtube.com/watch?v=bnKFaAS30X8

Em 2016 publiquei o livro “Século da Escassez”, que escrevi em parceria com Maura Campanilli. Pesquisamos muitos assuntos para dar conta das infinitas dimensões relacionadas à água, entre eles, a presença da água no universo, seu surgimento na Terra e sua relação com a vida. Foi um grande aprendizado.

Compartilho abaixo um pouco do que está na primeira parte do livro que ajuda a entender a excitação e felicidade dos pesquisadores com a descoberta dos sete planetas.

O livro começa assim: “Sem água não existe vida. Já ouvimos essa frase centenas ou milhares de vezes, mas o que, exatamente, ela quer dizer? Como isso acontece?”. A água é a combinação de dois dos mais abundantes elementos do universo: hidrogênio, o mais abundante, e oxigênio, o terceiro mais abundante. É também a molécula triatômica — H2O — mais comum do cosmos.

Mas então, por que a água é algo assim tão especial? Se há tanta água no universo, porque tanta preocupação com a água?

Sabemos que a água existe em três estados: sólido, gasoso e líquido. Apesar de encontrarmos água em toda parte — cometas, planetas — a água líquida é algo muito raro de se encontrar, porque ela ocorre em uma faixa muito estreita de temperatura: nem muito quente, a ponto de ferver e evaporar; nem muito fria, a ponto de congelar.

Ou seja, se a Terra estivesse um pouco mais longe ou um pouco mais perto do Sol, talvez a água líquida não existisse. E sem água líquida, até que se prove o contrário, não existe vida.

E por isso o anúncio é tão sensacional!

Maru “águas” Co-autora do livro “Século da Escassez”. Uma das idealizadoras da Aliança pela Água (www.aliancapelaagua.org.br)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade