Todos nós temos magia

Talvez você apenas ainda não percebeu


Quando falamos em magia, o primeiro senso comum é pensar nos filmes da Disney. Talvez Happy Potter venha antes mesmo das princesas, sapos e bruxas com verruga no nariz dos contos infantis. O fato é que o primeiro pensamento é a construção dos estúdios de Hollywood. Não é novidade que culturalidades são mercantilizadas pelas grandes indústrias, mas quando falamos de magia, não falamos de nada disso.

Sou pagão e com isso quero dizer que encontro em tudo o que é vivo e na natureza ao meu redor a sacralidade da vida. Busco em cada canto uma energia ou uma percepção transformadora, e com meus estudos, minha fé e dedicação aprendo a manipular isso. O fato é que você também pode o mesmo. Talvez até já faça ou nem se dá conta. Talvez também se espantará ao saber que sua avó cristã está fazendo magia colocando o copo com água na frente da televisão para o padre benzer.

A magia é todo e qualquer ato de transformação energética, toda transposição entre o natural e sobrenatural. Toda intenção e manipulação de energias para o que quer ou precisa. Se eu falar em feitiço, talvez você se assuste. Mas o que algumas velas coloridas, um bom incenso, e as ervas adequadas para determinado fim fazem não é nada além de trabalhar com simbologias e suas energias. Qual a diferença entre uma poção e um chá para curar sua enfermidade? Acredito que na base ambos são liquidos com ervas específicas, produzidos com uma intencionalidade e uma fé de que a finalidade será alcançada. E funciona, não? Quando sua mãe, preocupada, corre para cozinha e prepara um chá para curar a tosse do pequeno filho, ela está fazendo magia. Você também pode tentar.

Claro que esse exemplo cai um tanto na racionalidade da ciência das plantas, mas a alquimia e as curandeiras comprovaram que essa é uma forma de magia. E não excluo aqui a carga de fé, as mitologias, e do intenso trabalho de dedicação aos estudos da bruxaria que fazem muitas grandes bruxas. Mas a magia está não só nisso como nas pequenas coisas, e todos podem alcançar.

Percepção é inerente ao ser humano, assim como a capacidade de interpretação. Intuição não falta a qualquer um que respire. E a magia está no trabalhar tudo isso. No dedicar a compreender essas potencialidades. E por isso digo da sua avó com o copo de água na frente da TV.

O que uma água pura traz de cura? Claro que ela é a base de nossa sustentação e vida, mas não é ela só que vai curar uma enfermidade. Porém, quando sua avó coloca essa água, com toda a sua fé e esperança, e real desespero e intenção, frente à TV acreditando que aquela oração que ouve e repete transformará aquele liquido em algo poderoso, ela está fazendo magia, e das fortes. Independente de sua religião. E pode acreditar também que essa água, agora mágica, funcionará.

A nossa mente é muito maior do que podemos processar, e é sob esse véu do não traduzido onde se encontra a magia. Se dedicar a acessar esse espaço é o que muitas bruxas fazem com muito sucesso. Mas não pense que é uma habilidade hereditária ou que você precise aguardar sua carta de Hogwarts. Tudo necessário para a magia está à sua volta e em você mesmo. Basta abrir seu terceiro olho para ver, e principalmente sentir.

Nós sabemos que você e eu já ouvimos aquela voz dentro da nossa cabeça nos mandando um caminho. E que quando não a escutamos, muitas vezes nos arrependemos. Isso porque a intuição é nossa magia inerente. A sensação não traduzível de que já prevemos o resultado de uma ação antes mesmo de fazê-la. E não diria raciocínio lógico porque a intuição acontece antes mesmo de nos darmos conta de que ela está alí. Quando percebemos — ou traduzimos — , ela já aconteceu.

A magia está em tudo o que é vivo. Em mim, em você, nos animais à nossa volta com seus comportamentos que até hoje não entendemos, e principalmente na água que purifica, na terra que solidifica, no fogo que destrói e no vento que transita. E se você de alguma maneira já teve esses sentimentos, curiosidades, atração ou o que for, esse pode ser o seu chamado para a magia.


Assista meu documentário Três Faces da Deusa e venha saber mais sobre tudo isso: www.tresfacesdadeusa.com