“eu tenho 25”, um poema de Gregory Corso

Mateus Magalhães
2 min readMar 14, 2019

--

gregory corso (à direita), ao lado de allen ginsberg

Gregory Corso (1930–2001) foi um poeta americano, de Nova Iorque, o qual fez parte do núcleo duro da geração beat, movimento de contracultura da metade do século 20. Apesar de praticamente não ter sido traduzido para o mercado brasileiro, foi chamado por Allen Ginsberg, no auge de sua produção, de “o maior poeta da América”.

EU TENHO 25*

Com um amor-loucura por Shelley
Chatterton ㅤ ㅤRimbaud
e o latido carente de minha boca
ㅤ ㅤ ㅤ ㅤcorreu de ouvido em ouvido:
ㅤ ㅤEU ODEIO POETAS VELHOS!
Especialmente poetas velhos que se retraem
que consultam outros velhos poetas
que só sussurram sua juventude,
dizendo: — eu fiz
ㅤ ㅤㅤmas foi lá antes
ㅤ ㅤㅤfoi antes —
Ah eu confortaria os homens velhos
os diria: — eu sou seu amigo
ㅤ ㅤㅤe serás, através de mim
ㅤ ㅤㅤseu eu antigo —
Então à noite na confiança de suas casinhas
puxar fora suas línguas
ㅤ ㅤㅤe roubar seus poemas.

*Tradução: Mateus Magalhães

--

--