Inovação na publicidade — Newsjacking
Flávio Particelli fez, para mim, uma das melhores palestras do #smwsp! Infelizmente não foi filmada ou teve os slides disponibilizados no site do evento. Se quiser ver as outras apresentações, clique aqui!
Eu nunca havia ouvido o termo newsjacking, mas depois de explicado fez total sentido e surgiu em todo lugar. Fazer newsjack é saber olhar uma informação, uma notícia e perceber que (1) ela irá se tornar um meme, (2) a hora certa de usá-la como foguete para lançar sua marca no buzz e (3) quais são os newsjack que valem a pena serem feitos


O que, nessa época de memes e menes, parece algo muito novo na verdade é usado pela publicidade há algum tempo. Um dos exemplos trazidos foi um anúncio da Veet dando as boas vindas ao presidente Obama: “Goodbye Bush!”. Bush que em inglês é arbusto serve bem para a Veet que é uma marca de depiladores, piada pronta e bem executada.
Como fazer isso? Como fazer rápido, mas de forma relevante? A metodologia apresentada, Urgent Genius, tem 6 passos:
- Pegue a onda — Timing: Real time marketing e saber a hora de entrar em cada onda para não machucar a imagem da marca.
- Adapte-se para uma rotina editorial — Flexibilidade/Dinamismo: As marcas que querem estar nas redes sociais precisam criar seus conteúdos de forma inteligente e própria para o canal utilizado. As pessoas por trás da marca precisam ter um espírito jornalista de capturar a notícia e passar a postagem pela persona da marca.
- Previna-se — Planejamento: Eventos são previsíveis, saiba o que acontece na cidade, no Estado e nas redes. Planeje sua pauta em cima destes acontecimentos para poder ser espontâneo.
- Keep It Fresh — Atualização: Conheça o mundo, o máximo de meios, canais e possibilidades de comunicação. Ter uma biblioteca vasta em sua mente facilitará criar os elos entre conteúdos que não parecem pares.
- Invente seu próprio evento — Criatividade/Influência
- Seja autêntico e relevante — Bom senso
- Crie uma plataforma — Engajamento

