Bem-vinda, Brooklin!

Mateus Silveira
Aug 23, 2017 · 4 min read

A Capão News foi conferir a nova estação que será inaugurada junto com outras duas no fim deste mês

Apesar dos atrasos, a Estação Brooklin está praticamente concluída (Mateus Silveira/Capão News)

No último dia 24 de julho, publicamos uma foto de todas as estações da nossa Linha-5 Lilás e questionamos se ainda faltaria muito para ver ela funcionando por completa. Pois bem, após um mês, estamos trazendo novidades sobre as estações: três delas (finalmente) estão chegando.

Trata-se das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. A expectativa do governo de São Paulo é inaugurar as três até o fim deste mês — o prazo de entrega já foi 2015 e julho deste ano.

Antes da inauguração, a Capão News foi conhecer uma delas no último sábado (19), a novíssima Estação Brooklin. Com placas e catracas instaladas, a estação é a mais avançada em obras e está praticamente pronta para começar a ser utilizada.

Nova Estação Brooklin

Ao descer na Av. Santo Amaro no cruzamento com a Av. Roque Petroni Jr. é fácil reconhecer a nova Estação Brooklin. Ao lado de uma nova praça, uma espécie de dome cobre a entrada principal da estação, acompanhada de uma longa escadaria até chegar nas catracas.

Longa escadaria na entrada da estação é coberta por um dome (Mateus Silveira/Capão News)

Em seguida são dois longos e largos pátios que levam à plataforma e lá algumas surpresas. Até chegar nas últimas escadas a estação está perfeitamente em condições para uso, mas chegando na última e principal área da estação ainda há materiais de obras espalhados para serem utilizados e finalizados até o fim do mês.

A plataforma fica no centro e os trilhos nas pontas — diferente das demais estações da 5-Lilás.

Ainda há materiais na plataforma da estação (Mateus Silveira/Capão News)

Outra surpresa, esta desagradável, a falta das portas automáticas — presentes na Estação Adolfo Pinheiro e em todas estações da 4-Amarela, por exemplo. “A estação vai inaugurar sem as portas automáticas estarem funcionando, houve um problema na fabricação das portas”, explica o engenheiro da 5-Lilás, Michel Mastaler. “Até o fim de setembro elas ficarão prontas”, completa o engenheiro.

Apesar deste importante detalhe, de resto está tudo lindo e os pouco mais de 30 moradores da região do Brooklin que estiveram presentes na visita concordam. Entre as explicações de Michel sobre os detalhes da estação, os visitantes elogiavam. “Fantástico, isso aqui é obra de primeiro mundo”, um dos visitantes disse.

Estação já tem placas e catracas instaladas, além dos elevadores funcionando (Mateus Silveira/Capão News)

De fato, a arquitetura da estação ficou sensacional. Mas agora resta aguardar os testes finais e por fim a inauguração para saber se na prática ela irá suportar a média de quase 35 mil passageiros por dia, como foi informado pela assessoria da Metrô de São Paulo.

Sistema CBTC

O Sistema CBTC (Communications-Based Train Control) ou traduzido ao português como “Controle de Trens Baseado em Comunicação” é um sistema que acelera a movimentação dos trens nos túneis e que tem sido testado na Linha 5-Lilás.

Engenheiro da Linha 5-Lilás explica como a estação foi construída aos visitantes (Mateus Silveira/Capão News)

Segundo Michel, o uso do CBTC permite que os trens fiquem mais próximos, diminuindo o tempo de espera dos passageiros nas plataformas. Atualmente um exemplo de linha de metrô que utiliza este sistema é a 4-Amarela.

Linha do tempo

A Linha Lilás do Metrô foi inaugurada em 20 de outubro de 2002 no trecho entre a Estação Capão Redondo e Largo Treze, eram apenas 6 estações e a fama de ser a linha que ligava nada a lugar nenhum.

Quase 7 anos depois, em agosto de 2009, foram iniciadas as obras de expansão que ligaria o Largo Treze à Chácara Klabin. O primeiro fruto desta obra saiu apenas em 2014, a Estação Adolfo Pinheiro, completando 7 estações, 9,6 km de expansão e ainda sem mudar muito a rotina de quem sai da quebrada.

“Trains to Capão Redondo” (Mateus Silveira/Capão News)

No início deste ano, o Governador Geraldo Alckmin prometeu entregar nove estações das dez que faltam até o fim de 2017, mas dificilmente isso irá acontecer. As três que — provavelmente — vão ser inauguradas no fim deste mês, já estão com um mês de atraso do que foi prometido por Alckmin em fevereiro.

As demais estações são: Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

Quando concluída serão 17 estações na Linha 5-Lilás (Caique Martins/Seguidor)

Quando a Linha 5-Lilás estiver concluída, ela fará integração com a Linha 1-Azul na Estação Santa Cruz; 2-Verde na Estação Chácara Klabin e com a futura Linha 17-Ouro na Estação Campo Belo.

Nota do autor: Texto publicado na Capão News, mídia comunitária do Capão Redondo, Zona Sul.

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade