SÍNTESE DO LIVRO — O PACTO DA BRANQUITUDE

Marcelo Bento
2 min readJun 16, 2024

--

Por Marcelo Bento

15/06/2024

A obra de Cida Bento inicia-se com a ideia formada pela autora que é o Pacto Narcísico, que por sua vez, trata dos privilégios da branquitude, ou seja, como se tivessem realmente um pacto sem combinar entre pessoas brancas para que, de certo modo, excluam os negros e negras de todos e quaisquer espaços, públicos ou privados e assim manter seus privilégios.

Em outras palavras, é um compromisso de pessoas brancas em manter a estrutura racial injusta, pois, assim continuam se auto preservando, se privilegiando e mantendo-se em seus lugares até seus iguais o substituírem.

Pois bem, mais adiante trata da Branquitude e Colonização Europeia, ou seja, a falsa teoria da supremacia branca para justificar a escravidão dos africanos para várias partes do mundo e a condição de subalternidade de pessoas negras.

Sobre o capítulo Capitalismo Racial, relata que além desse sistema explorador que atingem os mais pobres, negros e negras são ainda os mais explorados, tendo em vista a mão de obra mais barata, trabalho análogo a escravidão, baixos salários entre outros.

Sobre a Personalidade Autoritária, Masculina Branca e Nacionalismo, cita como exemplo o ex Presidente dos Estados Unidos Donald Trump e Bolsonaro no Brasil, ambos eleitos por votos, pelo sistema democrático, porém, com narrativas falsas, utilizando-se das fake News para alcançar seus objetivos, e com isso fez acordar a extrema direita, movimentos de ódio, grupos neonazistas e fascistas.

Com relação ao Racismo Institucional, Cida Bento expõe a conivência dos brancos no mercado de trabalho, em coparticipação em boicotes em razão das não contratações em empresas, afastamento de cargos de lideranças, mesmo obtendo a classificação e formação necessárias.

Por fim, o livro da especialista no tema, Doutora em Psicologia, Cida Bento é de suma importância e nos faz compreendermos que enquanto existir capitalismo haverá racismo e que devemos combater essas mazelas da sociedade com a luta antirracista diariamente.

O racismo é um sistema de dominação, exploração e exclusão que exige a resistência sistemática dos grupos por ele oprimidos, e a organização política é essencial para esse enfrentamento.

Sueli Carneiro

BENTO, Maria Aparecida. O Pacto da Branquitude. Companhia das Letras, 2022.

--

--

Marcelo Bento

Bacharel em Direito, Pós Graduado em Direito Previdenciário, Pós Graduando em Direitos Humanos e Ressocialização, Atuante Nas Áreas do Direito do Trabalho