O mundo muda com a gente

Definitivamente há algo muito errado na política, nas instituições, e na sociedade como um todo.

Estamos cansados de tantos casos de corrupção e não aguentamos mais tanto descaso por parte de nossos representantes. Nós esperamos desesperadamente por justiça, uma justiça que vai acabar com a corrupção do dia pra noite, que vai varrer do Brasil todo o mal e indecência. Porém essa justiça que tanto cobramos é esquecido no dia a dia de maior parte dos brasileiros, esperamos que nossas instituições funcionem perfeitamente, porém ignoramos que elas são feitas por pessoas como nós.
Nosso senso de justiça é muito forte na hora de cobrar do outro, mas muito falho na hora de cobrarmos de nós mesmos.
Não aceitamos ser julgados, sempre queremos responsabilizar alguém por nossa falha.
Muitas vezes nos esquecemos de pensar no próximo em função dos nossos interesses particulares,
“vou passar pelo acostamento pra furar essa fila, deixem que os tontos esperem”.
“Vou jogar esse lixo na rua, não dá nada não”
“Vou garantir o meu assento no busão e fingir que nem ví aquela senhora em pé”

Se as pessoas fossem menos egoístas e ambiciosas dificilmente existiriam esquemas tão grandiosos de lavagem de dinheiro, compra de votos e cartéis como vemos hoje nos noticiários, se as coisas chegaram ao ponto que estão hoje é porque a sociedade foi conivente de certa forma.
Nós seres humanos somos facilmente corrompidos porque pensamos muitas vezes de forma egoísta, fomos educados para pensar e agir de forma individualista ao invés de pensar no bem coletivo, ao meu ver essa forma de pensar é pura ignorância partindo do princípio de que é impossível estar bem quando o todo vai mal. Posso ter milhões na conta e ter o carro que quiser mas se eu viver em uma sociedade violenta sempre viverei refém do medo e não serei feliz por completo.

A violência começa no desrespeito ao indivíduo, o desrespeito ao cidadão que paga seus impostos e não tem os serviços mínimos para ter uma vida digna é uma forma de violência. Acho que não há nada mais violento do que uma criança que tem seu futuro destruído por falta de uma educação mínima, ou uma mãe que perde seu filho por falta de atendimento médico, infelizmente esse ciclo de violência é continuo.

Vivemos hoje uma grande inversão de valores, onde o ter vale mais do que o ser. Muitas tragédias poderiam ser evitadas, vidas poupadas, se agíssemos pensando mais no próximo, nas pessoas, animais, no meio ambiente, e no mundo como um todo, se a ética estivesse acima dos interesses egoístas.

Não estou escrevendo para ser pessimista muito pelo contrário, agora vem o ponto que queria chegar. Apesar de tudo que há de errado, existe um Brasil cheio de ações incríveis, pessoas inspiradoras que fazem acontecer, mas que infelizmente são pouco divulgadas pela mídia e pouco assistidas pela população.

A mídia nos faz crer que somos meros espectadores e que pouco ou nada podemos fazer para mudar nossa dura realidade, mas isso não é a verdade, nós indivíduos temos o poder incrível de mudar o mundo que nos cerca. Com pequenos gestos, atitudes e exemplos, podemos promover a mudança dentro de casa, na rua, ou em qualquer situação do dia a dia. Mesmo começando pequeno podemos criar uma rede de coisas boas que podem alcançar muito mais do que podemos imaginar. Exemplos disso não faltam.

Pensando em tudo isso no ano de 2015 criei um projeto chamado O MUNDO MUDA COM A GENTE que tinha como ideia inicial criar um livro falando sobre o poder que nós temos de promover a mudança que queremos no mundo. O livro ainda não saiu, mas a partir do momento que me movimentei para que o projeto acontecesse conheci muitas pessoas e histórias incríveis e inspiradoras, percebi que há muita coisa bacana acontecendo ao meu redor, passei a perceber coisas positivas em meio ao um turbilhão de notícias ruins, passei a reclamar menos e tentar fazer mais, e isso me fez muito bem.

Acredito que quando desejamos algo e agimos o universo conspira para que as coisas aconteçam e é por isso que eu acredito tanto no poder do indivíduo e no coletivo.

Enfim, escrevi tudo isso para que possamos fazer uma reflexão para o ano de 2016, que não será um ano fácil, mas que poderá ser um ano de grandes mudanças caso nós fizermos acontecer, também escrevo para lançar o Blog O MUNDO MUDA COM A GENTE que terá como objetivo publicar historias de pessoas que com poucos recursos e muita boa vontade contribuem de alguma forma para criar um mundo melhor, o propósito é fortalecer esses projetos além de inspirar pessoas a fazerem o mesmo.

Convido todos para fazerem parte dessa rede, só mesmo nossas atitudes podem mudar tudo de errado que está acontecendo no mundo.

Não será nenhum politico, crise econômica, ou qualquer esquema de corrupção que definirá se seu ano será bom ou ruim, mas sim VOCÊ! =D

As coisas só vão realmente mudar se você estiver disposto a isto!

http://omundo.blog.br/o-mundo-muda-com-a-gente/