O consumidor do século XX1

Você já parou para pensar que anos atrás os consumidores tinham um processo de compra totalmente diferente do atual? Se interessavam por algum tipo de produto ou serviço, iam até alguma loja, ou ponto físico para conseguir mais informações, e após isso comprar o que queriam. Hoje, todos os consumidores conseguem todas as informações sobre o que querem sem sair de casa, e ainda mais, comparam preços e modelos tudo pelo celular! Pois é, estamos literalmente vivendo uma revolução no nosso modo de consumo, aliás segundo os estudiosos estamos vivendo a revolução industrial 4.0, a era digital.

Graças a internet e suas inovações, conseguimos cada vez mais ter facilidades para encontrar tudo que desejamos. Mas antes disso, vamos refletir… Só a internet fez com que o mundo mudasse? Ou as pessoas também mudaram com toda essa evolução?

Hoje, temos acesso a todas as informações que desejamos (me incluo nessa, pois sou da geração Z), estamos cada vez mais exigentes e queremos saber se aquilo que desejamos é de fato o que precisamos. Por isso, pesquisamos e vamos atrás de pessoas que compraram, ou tiveram algum tipo de experiência com aquilo. É claro, ainda existem pessoas que compram por impulso, e nem fazem esse processo de pesquisa. Só para analisarmos alguns dados, entre 2014 e 2015 foi levantado o número de pessoas que acessam a internet para comparar preços de produtos ou serviços na região sul e sudeste, e o resultado foi surpreendente, 61% dos usuários de internet comparam preços online, por sites ou plataformas específicas, e esse número continua crescendo. (Fonte:Cetic.br)

Algumas empresas analisando o número crescente de pessoas que acessam a internet, estão cada vez mais se inserindo nesse meio digital, investindo e acreditando cada vez mais em novas tendências, como por exemplo: redes sociais (facebook, instagram, snapchat), anúncios (google, trip Adivisor), landing pages, Inboud marketing, Mídia programática e etc.

Essas empresas que enxergam isso, e estão investindo nesse “relacionamento” com o seu cliente, com certeza sairá na frente dos seus concorrentes, pois quanto mais pontos de contato você tiver com o seu público, maior será a chance da sua marca ser lembrada por eles (Share of mind). Se hoje, você não está preocupado em inovar, ir atrás de novas maneiras de conquistar e se comunicar com o seu cliente, CUIDADO! Você será “engolido” por toda essa inovação, e cada dia que passa novas tecnologias surgem!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.