Jakob Nielsen e a Usabilidade
Pra quem não conhece, Jakob Nielsen é um dos principais experts quando se fala em usabilidade. Nielsen definiu dez (10) heurísticas, que não são exatamente diretrizes de usabilidade específicas, mas sim regras práticas, sendo elas:
- Visibilidade da Situação do Sistema: O sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo, por meio de retorno feedback quando necessário e no momento apropriado.
- Compatibilidade do Sistema com o Mundo Real: O sistema deve falar a linguagem dos usuários, com palavras, frases e conceitos familiares para o usuário, fazendo com que as informações apareçam em uma ordem natural e lógica, de acordo com o modelo mental do usuário.
- Controle do Usuário e Liberdade: Usuários costumam cometer erros, sendo assim é preciso que existam funções de desfazer e refazer.
- Consistência e Padrões: Os usuários não devem ter que se perguntar se diferentes palavras, situações ou ações significam a mesma coisa. Assim, é preciso que haja padronização do sistemas, facilitando o entendimento do usuário.
- Prevenção de Erros: Ainda melhor do que boas mensagens de erro é um projeto cuidadoso que impeça que um problema ocorra em primeiro lugar, ou eliminar as condições passíveis de erros ou verificá-los e apresentar aos usuários uma opção de confirmação antes de se comprometer com a ação.
- Reconhecimento ao Invés de Recordação: Minimizar a carga de memória do usuário, fazendo objetos, ações e opções visíveis. O usuário não deve ter que se lembrar de informações a partir de uma parte do sistema para outro. As instruções para utilização do sistema devem estar visíveis ou facilmente recuperáveis sempre que adequado.
- Flexibilidade e Eficiência de Utilização: Atalhos — invisíveis para usuário iniciante — podem muitas vezes, acelerar a interação para o usuário experiente de tal forma que o sistema possa atender a ambos os usuários inexperientes e experientes. Permitir que usuários consigam executar, de forma rápida, as ações freqüentes com um simples comando, ou seja, ser flexível entre usuários iniciantes e avançados.
- Estética e Design Minimalista: Os textos não devem conter informações irrelevantes ou desnecessárias. Cada unidade extra de informação em um texto compete com as unidades de informação relevantes e diminui o seu entendimento. Para isso, é preciso que as informações sejam simples, diretas e naturais para o usuário.
- Ajudar os Usuários com Erros: As mensagens de erro devem ser expressas em linguagem simples (sem abreviações), devem indicar com precisão o problema e sugerir uma solução construtiva.
- Ajuda e Documentação: Mesmo sendo ideal que um sistema seja usado sem a ajuda de documentação, pode ser necessária a presença da mesma. Qualquer informação deve ser fácil de encontrar, deve ter foco no usuário, listando os passos a realizar sucintamente.