Não me Faça Pensar!

Steve Krug, em seu famoso livro “Não me Faça Pensar — Uma Abordagem de Bom Senso à Usabilidade na Web e Mobile traz uma série de dicas que ajudam a pensar e projetar uma interface computacional que seja mais compreensível. Para fins de organização, estão listadas a seguir as diretrizes encontradas no livro:

Eliminar Dúvidas: Não deixar o usuário com dúvidas a respeito da interface. Para isso ela deve ser a mais óbvia possível. Evitando perguntas como: Onde estou?; Onde devo começar?; Onde eles colocaram o …?; Quais as coisas mais importantes nesta página?; Porque eles deram esse nome a isso?.

Convenções: Incluir padrões existentes amplamente usados ou que seja de conhecimento de todos, para que os usuários não necessitem constantemente deduzir o que as coisas significam e como elas devem funcionar.

Hierarquizar Visualmente: Criar hierarquia visual clara, assim poupando trabalho ao usuário de processar a página, de maneira que o conteúdo seja organizado e priorizado.

Dividir a Página em Áreas Claramente Definidas: Concede aos usuários o poder de decidir rapidamente em quais áreas focar e quais podem ser ignoradas com segurança, pois nem sempre é preciso estar atento a tudo.

Deixar Óbvio o que Pode Ser Clicado: Deixar claro de forma fácil aquilo que pode ser um link para uma página ou executar alguma outra ação qualquer, através de diferenciação gráfica desses.

Minimizar a Confusão: Eliminar tudo que não contribua verdadeiramente com a interface, deixando assim mais tragável para as pessoas.

Formatação: Torna a navegação mais fácil. Pode ser feita através do uso de cabeçalhos, diminuir tamanho de parágrafos, usar listas com marcadores.

Omitir Palavras Desnecessárias: Remover todas as palavras que não são importantes, dessa forma reduzindo o nível de ruído, dá destaque ao que de fato importa, e deixa as páginas menores.

Navegação Consistente: Uma navegação consistente permite ao usuário percorrer a interface de modo seguro, sem que se perca, encontrando aquilo que busca fazer, pois ela diz o que existe, como usar o sistema.

Modo Pesquisar: Incluir uma caixa de busca para algumas seções na interface, dessa forma evitando o trabalho do usuário de procurar a dedo o que precisa.

Nomes em Páginas: É de grande importância estar visível claramente os nomes das páginas para se obter uma boa orientação, logo todas as páginas precisam ser nomeadas, com o nome localizado no lugar adequado, sendo ele proeminente, além de equivaler ao clique que levou até a determinada página.

Breadcrumbs: Os Breadcrumbs ou “migalhas de pão”, é um elemento que auxilia na orientação a respeito da navegação do usuário, que mostra informação sobre o caminho percorrido até aquele determinado ponto, e também facilita quando se deseja voltar aos níveis anteriores.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Matheus Castro’s story.