ATIVO ou PASSIVO, qual você prefere?

Alguém já lhe perguntou isso?

Se não ficou claro o contexto estamos falando de finanças... coçou a cabeça pensando... o que isso tem haver com dinheiro? Pois é...

Uma regra mudou minha vida e a forma como enxergo minhas finanças. Ela me permitiu acessar um mundo novo e de infinitas possibilidades. Curioso? Pois bem, vamos lá!

REGRA NUMERO UM: Você tem que conhecer a diferença entre ativos e passivos e comprar ativos. E a regra número um é a única regra.

Hum? Isso vai me levar ao sucesso financeiro? Como assim?
E então, como diferenciamos ativos de passivos?
'Ativos põem dinheiro no seu bolso, passivos tiram'

Vamos analisar rapidamente como um recém formado na faculdade, logo após começar o seu primeiro dia na sua prestigiada vaga de TRAINEE pensa;

- Cara, o quanto ganho dá para parcelar um carro bom! Além disso vou juntar uma grana para dar de entrada em um apartamento! Ai quando virar gerente desse lugar vou trocar de carro e talvez trocar a casa, virando diretor vou viajar duas vezes por ano, morar no melhor local da cidade e ter uma BMW na porta.

Este pensamento lhe soa lógico? Claro que sim! Caso queira passar a sua vida inteira trabalhando pelo dinheiro. Você se acha livre? Claro que não, você nunca mais poderá parar de trabalhar já que estará preso na "Corrida dos Ratos" ou o chamado "Não posso parar, tenho contas pra pagar".

Eu só vejo uma coisa nesta frase! "PASSIVOS, PASSIVOS, PASSIVOS". Carros e casa neste contexto só lhe servem para tirar dinheiro do seu bolso!

Como chamam estes tais de ATIVOS? Bom, eles podem ter muitos nomes mas talvez os mais comuns sejam dividendos de ações, juros de renda fixa, aluguel de imóveis, royalties, direitos autorais, lucro de seus empreendimentos... e a lista segue...

Como recém formado eu me preocuparia em comprar e reter ATIVOS para ser financeiramente livre. Como seria isso?

Imagine ter 1 milhão de reais investido em imóveis que lhe paguem R$ 5 mil reais de aluguel. Se eu vivo com 2 mil reais por mês, com essa renda posso pagar todas as minhas contas e ainda investir 3 mil em novos negócios.

Terei liberdade para fazer o que quiser, quando quiser, com quem quiser, onde quiser e se quiser!

Isto é liberdade! Isto é ser livre! O Estilo é ser livre!

E então, qual dos caminhos prefere? Deixar que o seu futuro seja controlado por terceiros ou assumir as rédeas e construir algo incrível para poder usufruir de qualidade de vida e liberdade? Eu escolhi o segundo! Estamos juntos?