#Escola de Produtos — Tá afim de aprender a desenvolver produtos?

Matheus Girardi
2 min readSep 8, 2017

--

Na minha vida, um lance que acontece muito é o seguinte:

Alguém me chama para um cafezinho e me lança o seguinte:

“- Cara, eu tava pensando em VOAR PRA LUA, e acho que isso aí dá um negócio, que tu achas? Podia ter uma startups de VOAR PRA LUA não podia?”

Na maioria das vezes que não tenho experiência alguma com o assunto respondo:

“Tens que validar se existe gente que tá afim de VOAR PRA LUA, pesquisar um pouco que já tá VOANDO PRA LUA e tal…”

Normalmente a cara da galera é:

“- Pois é, tinha que fazer isso né?”

O que mais me indigna é que depois de algumas semanas eu pergunto pra galera:

“- E aí? Olhou alguma coisa?”

E a resposta é sempre NÃO.

Pensando nisso, resolvi criar uma serie de POSTs que vou apelidar de Escola de Produtos (Jaime Spaniol, me inspirou com o nome).

Nestes posts quero trazer um pouco da minha experiência como Empreendedor e Designer de Produtos.

Vou abordar os seguintes temas e quero tua opinião sobre o conteúdo dos episódios que vou produzir:

#1 — Como começar e validar sua ideia?

#2 — Como criar seu modelo de negócios?

#3 — Como testar se seu negócio vende antes mesmo de ter o produto?

#4 — Ninguém conquista nada sozinho, como criar sua rede e SEU time?

#5 — Como criar e validar seu Produto/MVP?

#6 — Quais tipos e caminhos para buscar investidores?

#7 — Aceleradoras fazem sentido para o teu negócio?

#8 — Pitch time, chegou a hora de vender meu business?

#9 — Como distribuir meu produto?

#10 — Largar tudo e só empreender?

Curtiu? Tá valendo?

Quero te ajudar a tirar ideias do papel e principalmente encorajar vocês a testar tudo aquilo que vocês acreditam que possa ser um business.

Compartilho com vocês uma imagem que acredito muito:

IDEIAS SÃO A MENOR FATIA NO SUCESSO DE EMPREENDEDOR.

O que importa mesmo são pessoas, capacidade de execução (transpiração) e mercado (capacidade de vender).

The Entrepreneurship Success Pie — MIT

#productdesign #entrepreneurship #startup #design #empreendedorismo #productowner #productmanager #leanstartup

--

--