Gestalt e a construção do pensamento

Celso Guimarães (EBA-UFRJ) ministrou uma palestra na qual o tema era- Fotografia- conceitos transcodificados em cenas-. Unindo o conhecimento obtido na palestra com a leitura do texto de Alberto Manguel, “ A Imagem como Violência”, onde trata-se de algumas obras de Picasso, é possível notar semelhanças.

A imagem, Mulher chorando, é um obra de Picasso, na qual de acordo com o texto, diz mais sobre ele do que sobre Dora Maar, mulher com a qual ele viveu por anos com o pintor.

A maneira com que ele retrata ela é o modo com que ele a enxerga. embora ele use formas geométricas nas suas obras, características do cubismo, o uso do jogo de cores para expressar as emoções de Dora, a exemplo de cores mais claro na região inferior do rosto, mais precisamente na boca, onde percebe-se na pintura a mulher levando a mão até a boca, transmitindo um tom de desespero.

O professor Celso enfatizou a importância da fidelidade do que vai ser retratado, no caso, a fotografia. Desse modo, quem for observar a fotografia, vai ter real entendimento da intencionalidade do fotografado, pois os entendimentos podem ser diversos devido as cargas culturais singulares que cada um carrega, sendo assim, a imagem pode remeter a pontos diferentes para cada pessoa. Então, quando o fotografo é fiel a realidade, o entendimento é mais preciso.