Hilário Rodrigues, comerciante do Edifício Santa Cruz

Matheus Leandro
2 min readOct 22, 2017

--

Por Eduardo Dorneles e Matheus Leandro

Hilário tem sua cafeteria há 17 anos e uma relação muito mais antiga com o prédio

Hilário Rodrigues é dono da Cafeteria Hilário, que fica no corredor térreo do Edifício Santa Cruz. Há 17 anos atrás, a lotérica, muito útil aos trafegadores do Centro Histórico de Porto Alegre, passou a ser a cafeteria, que hoje atende principalmente os moradores do prédio.

Rodrigues conhece todos os moradores devido ao seu longo tempo de comércio no local e considera ter uma relação com eles muito além do negócio.

“Já tive vários comércios aqui no Centro, mas nenhum durou 6 meses. No começo foi bem difícil porque eu estava abrindo um pequeno negócio dentro de um prédio enorme como esse, mas aos poucos fui conquistando o meu espaço e a simpatia dos moradores”, relembra Rodrigues.

Devido ao fator econômico, o dono da cafeteria lamenta que apenas cerca de 5% dos condôminos é freguês no local. Apesar disso, para Rodrigues é vantajoso trabalhar no Centro.

“Sabendo trabalhar é muito bom. A diversidade de pessoas aqui é fantástica, a relação com elas é enriquecedora. O ponto negativo é o altíssimo valor do aluguel”, explica.

Rodrigues é apaixonado pela vida no Centro. Residindo perto da Usina do Gasômetro, ele não chega a conviver com a falta de segurança citada por Marília Levcov, pois mora na frente dos quarteis.

“Moro em uma zona muito segura, já que vários militares caminham pelas proximidades. Acho que sou muito privilegiado por morar na melhor parte do Centro, lá temos bares, padarias, espaço para pedalar, etc.”, conta o dono da cafeteria.

Rodrigues frequenta o Edifício Santa Cruz desde criança, quando ia no o Café Rian com seu pai. Mais tarde chegou a trabalhar no Banco Nacional de Habitação, naquela época localizado no edifício também. Por ter essa grande história com o prédio, Rodrigues não cogita sair de lá.

“Não pretendo sair daqui. Até por isso estou dando uma boa arrumada agora, trarei mais escolhas para os moradores e começarei a reservar o meu espaço para quem quiser fazer uma reunião com os amigos, um happy hour, etc.”, planeja Rodrigues.

A cafeteria funciona de segunda a sexta e o horário de atendimento é das 6h às 18h.

--

--

Matheus Leandro

Jornalista | Gremista | Apaixonado por cinema | Amante da literatura | Crítico cético da política