A tecnologia a serviço do cidadão

Nos dias atuais, a grande maioria das pessoas possuem smartphones e planos de dados que possibilitam um mundo de novidades através da internet. Com a ascensão desse mercado, novas tecnologias estão sendo criadas para trazer conforto ao usuário de transporte público. Além da precariedade dos serviços prestados nos coletivos, a falta de informação sobre eles também incomoda o cidadão que não sabe a hora que o ônibus passa, a rota que ele faz e outras questões a mais.

As plataformas digitais visam exatamente fornecer essas informações aos cidadãos, dizendo a hora que o ônibus passa, a rota que ele faz e o tempo de viagem até o destino do passageiro, tudo em tempo real. Outra forma de serviço desses aplicativos é a facilidade em pedir um transporte individual, como o taxi. Um bom exemplo de aplicativo que traz conforto aos seus usuários é o “Uber”, que cadastra motoristas convencionais e os levam até passageiros que precisam do serviço, o pagamento é feito online pelo celular e além de ter um preço mais acessível proporciona mais conforto aos usuários.

Algumas plataformas também mostram a situação do trânsito, as vias livres, se aconteceu alguma coisa que atrapalhe a circulação dos carros e mostram até mesmo a localização das blitz. Para a maioria das pessoas esses aplicativos já fazem parte essencial da rotina deles e querem que cada vez surjam mais formas de ajudá-los no seu dia a dia. Um lado positivo desses aplicativos é que sua grande maioria é gratuita e funcionam em qualquer sistema operacional, só precisando de um pacote de dados para funcionar.

A tecnologia já mostrou ser uma aliada do cidadão no seu dia a dia, buscando sempre facilitar a sua rotina. Sabendo usá-la, ainda trará mais benefícios a nós.

Matheus T. Rocha

Rhayssa Souto Maior

FONTES:

http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/arcosdesign/article/view/12180/9540