Parte #1 — O projeto

Hoje começarei a falar um pouquinho mais sobre meu primeiro projeto.


Enquanto ouvia o álbum Solace da banda Jakob e pensava sobre meu projeto, vi a importância que é estarmos pensando sempre (e cada vez mais) sobre o que vamos desenvolver a fim de idealizá-lo com mais clareza em nossa cabeça. Este é um processo importante e criativo do designer que, acredito eu, não deva ser subestimado.

Mas, para começar:

O que é o projeto?

Já logo de cara, irei mostrar uma imagem que remete todo o princípio desta minha ideia. Os mais nostálgicos (ou velhos o suficiente) como eu, certamente se lembrarão. :p

Ainda não sacaram? Observe na imagem ao lado o nosso amigo dudão! Grande dudão, ouvindo Enter sandman do Metallica. Confesso que achava este artifício do Messenger uma coisa muito bacana, pois nos permitia:

  1. Saber o que nossos amigos andavam ouvindo;
  2. E por através da música, entender um pouco mais sobre a personalidade das pessoas;
  3. Mostrava também (em partes) o que estávamos fazendo;

Ok, essa função do Messenger na época era muito legal. Mas hoje em dia, sei lá, só saber o que as pessoas estão ouvindo não é tããooo legal assim, não é mesmo? E além disso, se este fosse o único propósito do meu projeto, acho que o próprio facebook serviria muito bem para fazer isso.

Sendo assim, pensei:

Por que eu não faço algo com esse mesmo propósito, só que melhor?

Digo, todos temos um player de música em nosso celular e ele cumpre muito bem essa função em nossas vidas. Até aí, nada demais…

Mas e se eu pudesse mudar o modo como você vai ouvir música, a partir de hoje?
“Muito blablabla e até agora você não falou do projeto, Matheus!”

É verdade. Então vou parar de enrolação…

E, afinal, o que é o projeto?

Ele é um simples player de música, mas que não servirá apenas para se ouvir música. Ele servirá também (pelo menos até esta etapa do projeto) para lhe dar alguns pontos de interações com amigos e colegas e também compartilhar, em tempo real, o que você está ouvindo com outras pessoas.

Provavelmente a ideia original vá se modificar e se moldar conforme a definição do produto for se tornando mais madura. Mas, de início, foram estas as funcionalidades principais que achei legal inserir neste “player de música que não é só um player de música”.

Nas próximas etapas entraremos na parte de Definição do produto. Acho que a ideia principal vai ser o que disse ali em cima: amadurecer essa ideia e deixar um pouco mais claro o que é este aplicativo.

Hoje quis mostrar a vocês (pelo menos superficialmente) quais etapas andei até conceber esta ideia e o porquê achei ela viável, do ponto de vista do público. É claro que muitas destas informações eu irei validar com as pessoas ainda, mas, de certa forma, este já é um pontapé inicial.


E é isto, galera. Hoje expliquei para vocês a ideia básica do que vai ser meu projeto. A partir daqui, etapa por etapa, estarei falando mais um pouquinho dele.

Vejo vocês na próxima! E obrigado por lerem. (:

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Matheus Soldan’s story.